A que posso comparar o povo desta geração? Como posso descrevê-los?
São como crianças que brincam na praça... Quando João Batista apareceu, não costumava comer pão nem beber vinho, e vocês disseram: Está possuído por demônio. Eu, como e bebo, e vocês dizem: É comilão e beberrão, amigo de cobradores de impostos e pecadores. Mas a sabedoria é comprovada pelos resultados que produz.
Jesus • Lucas 7:31,35
Pouco se fala dessa afirmação com esse ponto de vista; Obviamente que Jesus não foi nenhum bêbado ou compulsivo alimentar. Mas esta acusação foi feita por seus opositores e destaca o contraste entre Jesus e João Batista.
João (anunciador da vinda de Cristo) seguiu uma vida de intensa auto-disciplina, era um homem rústico, se alimentava do que a natureza proporcionava e jejuava com frequência. Mas, já que uns tem fé para comer carne e outros legumes... Jesus costumava comer e beber nas casas em que fosse convidado, tanto de pecadores ou até dos que o acusavam. Pronunciou diversos ensinamentos em ambiente de comemorações.
E aqui compara os religiosos a 'uma criança birrenta' porque faziam críticas invejosas a respeito de seu comportamento. Eles o odiavam, pois os confrontava com a Verdade e expunha suas hipocrisias.
Muitos religiosos acusam os que recorrem à bebida, de pecadores... esses mesmos religiosos aparentemente não bebem mas se entregam aos EXCESSOS, viciados em açúcar e gordura, não enxergam que se trata também de uma embriaguez.
Tradicionalmente, celebrações por toda a história humana, são marcadas por comida e bebida sem qualquer MODERAÇÃO, até o ponto de colocar para fora o que consumiram, para voltar a comer e beber ainda mais, além de excessos em práticas sexuais.
Todas as coisas me são permitidas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são permitidas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas. (1Coríntios 6:12)
Cuidem, para que não aconteça que o vosso coração se carregue de glutonaria, de embriaguez, nem com as preocupações deste mundo. Não deixem que esse dia os pegue desprevenidos, como uma armadilha. Pois esse dia virá sobre todos que vivem na terra. Jesus • Lucas 21:34-35
Comer ou beber… o que Jesus ensina é que cada um deve buscar EQUILÍBRIO em TUDO. Qualquer tipo de VÍCIO irá causar danos. Cristo se moldou aos costumes da vida humana, mas, mantinha uma sobriedade verdadeiramente Divina, sem excessos.
Paulo precisou advertir uma quantidade razoável de seguidores dos ensinamentos de Cristo, a respeito da glutonaria, a conduta vergonhosa ao comer e beber quando se reuniam. Naquele tempo, as Ceias eram realizadas com refeições completas, trazidas pelas pessoas. Mas, enquanto alguns se apressavam para consumir o que havia disponível, muitos ficavam com fome… (1 Coríntios 11:20-22). Paulo estipulou regras para manter a Santa Ceia dentro dos fundamentos de sua origem, com ações de cortesia e sabedoria.
E nas necessidades de uma pessoa doente (1 Timóteo 5:23), Paulo aconselhou que consumisse vinho para sua enfermidade de estômago.
Portanto, quer vocês comam, quer bebam, quer façam qualquer outra coisa, façam para a glória de Deus.
(1Coríntios 10:31)
Estamos todos exercitando nossa resiliência, aprendendo a ser ADULTOS E RACIONAIS para controlar o próprio corpo. (1Tessalonicenses 4:4)