O sentido dessa palavra grega CHAMAR PARA FORA. Uma convocação de contexto político, para que os cidadãos saíssem de suas casas e se reunissem para discutir os assuntos administrativos da região. Por se tratar de assuntos do interesse de todos, tem aí a origem da democracia, uma forma de poder em que o povo escolhe os caminhos a seguir de acordo com o que a maioria decide.
Vale nossa atenção perceber que o nascimento do termo igreja está apenas determinando a
necessidade de uma reunião, uma assembleia, um congresso…
As palavras contidas no novo testamento e que fazem menção à igreja, tem essa
característica, convocar pessoas para um aprendizado de utilidade positiva a todos:
Jesus perguntou: Quem vocês dizem que eu sou? Pedro respondeu: O senhor é o Cristo
(que significa Messias, Enviado…), o Filho do Deus vivo! Jesus disse: Que grande privilégio você teve… Foi meu Pai no céu quem lhe revelou isso. Nenhum ser humano saberia por si só… você é Pedro (ou o mesmo que pedra), e sobre esta pedra edificarei minha igreja (ou seja, no íntimo e consciência de Pedro, o equivalente a tornar-se uma “pedra viva”, um ser humano que desempenha o papel de Cristo ao se relacionar particularmente com outros), e as forças da morte não a conquistarão. Eu lhe darei as chaves do reino dos céus (sabedoria / entendimento). O que você ligar na terra terá sido ligado no céu, e o que você desligar na terra terá sido desligado no céu”. (Mateus 16:15-20)
E também em Mateus 18, os que aprendiam com Jesus discutiam sobre quem era maior
(mais importante) entre eles; Jesus inicia “convocando uma criança” para servir de exemplo
de como deveriam se portar; em seguida ensina que se alguém cometer algum erro, deve ser aconselhado em particular e se a pessoa não der atenção, deve-se então diante de uma ou duas testemunhas reafirmar o que foi dito (como o próprio Jesus estava fazendo naquele
momento com os discípulos) e caso ainda a pessoa continue a não dar atenção, então o caso se apresenta publicamente a Ekklesia (igreja… assembleia…) para tratar e deliberar à
respeito. Jesus aponta esse caminho como a forma de manifestação do Espírito dEle (sua
consciência presente) entre os que entenderam e praticam seus ensinamentos.
O MALABARISMO que transformou as igrejas que se reuniam para aprender o
EVANGELHO (palavra também de origem grega que significa NOTÍCIAS ou NOVIDADES); que Jesus ensinou a respeito dos fardos extremamente pesados que os religiosos colocavam sobre a sociedade com a intenção de manipular e controlar, não tem nada a ver com vontade ou direção de Deus; permanece até hoje e não há previsão de mudança, nunca foi bom para “alguns negócios”… apenas uma visão comercial com maquiagem espiritual e vestida de representação teatral; possui forte apelo e domínio da atenção pública, o sentimento de desespero e medo, alimenta a dependência e cegueira que infelizmente silencia tudo pelo que Jesus foi perseguido e assassinado.