Amplos princípios fundamentais; ético-morais; que mantem a ordem social, que guia a equidade e imparcialidade. Art. 5° da Constituição; Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza...
Soldados perguntaram a João Batista: E nós, o que devemos fazer? E ele disse: Não pratiquem extorsão, não façam denúncias falsas e contentem-se com o salário que vocês recebem.
Lucas 3:14
Tudo o que fizer revele o amor pela verdade. O ensino deve mostrar integridade e seriedade, linguagem construtiva, equilibrada ao ponto de que se alguém quiser criticar, sinta vergonha dele mesmo, porque não haverá nada a censurar em tudo que você disser.
Soldados, (mesmo da reserva), não tinham papel formal nas atividades educacionais nas sinagogas, mas, ao serviço militar, à manutenção da ordem pública, à segurança (Constituição Artigos 142, 143, 144); mas é óbvio que deveriam aprender a ser civilizados. O aluno bem instruído nos ensinamentos de Jesus, será (ou pelo menos deveria ser) como Ele: Todas as vezes que fizeram ao menor destes, foi a mim que o fizeram; e todas as vezes que se recusaram a socorrer ao menor, foi a mim que estavam recusando ajuda.
Mateus 25:40,45
O comandante e os soldados que guardavam o corpo de Jesus, vendo o terremoto e tudo o que estava acontecendo, ficaram com muito medo e disseram: De fato, este era o Filho de Deus.
Mateus 27:54
eles sessenta expressaram respeito. Jesus frequentemente usava métodos pedagógicos simples, parábolas e exemplos do dia a dia para ensinar; terremotos e outros fenômenos são usados como símbolos de intervenção divina, julgamento, mudanças. Muitos, incluindo líderes religiosos mostravam indiferença, hostilidade... A condenação dos que ainda ensinam: Façamos o mal, para que nos venha o bem... é justa.
Aos que praticam e ensinam (Constituição Artigos 205-214, 225) o certo: Se o mundo odeia vocês, saibam que, antes de odiar vocês, odiou a mim. O mundo amaria vocês, se praticassem o mal que ele ensina, mas vocês não são do mundo, porque eu escolhi vocês, tirando-os do mundo; por isso que são odiados pelo mundo.
Não permita que o suborno justifique os ímpios.
A Constituição de 1988 assegura o direito à liberdade individual dos cidadãos, e proíbe o estabelecimento de igrejas estatais e de qualquer relação de dependência, imposição e aliança de autoridades com líderes religiosos com exceção de orientação Lei 9.982.