O que é permitido ou admissível, autorizado, legítimo, legal, justo, tolerado, livre... Várias definições e usos distintos. Tudo me é lícito mas nem tudo convém.
O que é permitido fazer: o bem ou o mal? (Jesus)
Para o Pai, Filho e Espírito Santo, o bem! Da vinda ao mundo, do julgar com retidão, à cura de doentes e endemoninhados, até o momento de seu assassinato, Jesus faz e ensina a fazer o bem. Desejando o aprimoramento, a lapidação da consciência das pessoas.
Sinto muito pelo mundo, por causa de todas as suas maldades. A tentação para fazer o mal é inevitável, mas sinto pela pessoa que provoca a tentação. Portanto, se a sua mão, o seu pé, ou o seu olho faz você pecar, arranque e jogue fora. É melhor entrar na eternidade aleijado do que ser lançado no fogo eterno com as duas mãos, os dois pés e os dois olhos. Jesus • Mateus 18:7-9
Nenhum bem ou mal será esquecido por Deus.
Se alguém fizer algum mal ou insultar, não retribuam fazendo o mal ou com insultos. Quem deseja ter uma vida feliz e saudável, que tenha cuidado para não dizer e fazer mal a ninguém e para não mentir; afaste-se do mal e faça o certo; procure a paz e não desista até alcançá-la. Porque Deus observa os justos e ouve as suas orações. Mas está contra aqueles que fazem o mal. Se o seu inimigo tiver fome, dê algo para ele comer; se ele tiver sede, dê algo para ele beber. Porque assim vocês amontoarão brasas de fogo sobre as cabeças deles. Não deixem que o mal prevaleça, mas triunfem sobre o mal, agindo bem.
Isso são técnicas e mecanismos comprovados utilizados por milênios não apenas por Jesus, mas por grandes organizações e nações para responsabilizar as ações daqueles que fazem o mal.
Prevenção em todas as circunstâncias é sempre melhor do que o remediar!