Entre os preocupantes alertas que Jesus fez, temos este direcionado ao poder religioso, que através de uma figura de linguagem, aponta as preocupações irrelevantes ao invés de manter o foco em coisas que realmente podem impactar positivamente a vida das pessoas:
Que grande sofrimento os espera, líderes e professores religiosos! Hipócritas! Têm o cuidado de limpar a parte exterior do copo e do prato, enquanto o interior está imundo, cheio de ganância e falta de domínio próprio. Religiosos cegos! Lavem primeiro o interior do copo e do prato, e o exterior também ficará limpo. Mateus 23:25-26
As regras e obrigações de purificação ritualistica, era a forma que encontraram para camuflar e sustentar o extravagante modo de vida, sem querer alterar de fato, a corrupção interior, pressionavam as pessoas colocando fardos pesados sobre elas.
Em outro registro Jesus afirma: Vocês estudam cuidadosamente as antigas Escrituras porque creem que pode dar a vida eterna. Mas essas Escrituras apontam para mim! E, no entanto, vocês se recusam a vir a mim para receber essa vida.
(João 5:39-40)
O ensino de Jesus aos que aprendiam com Ele, revela o quanto o interior do ser humano é contaminado com todo tipo de maldade: orgulho, inveja, ódio, ganância... e à exemplo, alerta quanto ao falso caráter desses líderes religiosos. A tendência em negar os próprios erros e a persistência em manter-se neles, são motivos de condenação no plano espiritual. Conclui-se portanto, necessidade de obter uma nova consciência, referindo-se assim, a limpeza interior com a ÚNICA Água capaz de lavar e purificar.
E embora nem todos aceitem que a mudança vem, pela teoria e prática das boas-novas a respeito de Cristo. Ele afirma: Quem crer nas boas-novas e for batizado (com uma nova consciência) será salvo, mas quem se recusar será condenado.
(Marcos 16:15-16)