Listen

Description

…você se preocupa e se inquieta com todos esses detalhes. Apenas uma coisa é necessária.
Jesus • Lucas 10:41,42

Jesus diz essas palavras a uma mulher chamada Marta, que preocupava-se excessivamente em ser uma boa anfitriã… a hospitalidade não era um problema, mas sim a falta de paz interior por dar mais atenção às coisas terrenas, enquanto a sua irmã, preocupou-se em colocar os ensinamentos de Jesus em primeiro lugar. A percepção para alcançar a iluminação, está em não se importar com as necessidades para a existência; A maior necessidade do homem é estar CONECTADO ao CRIADOR.

A natureza humana segue uma hierarquia de necessidades (teoria da motivação humana), categorizada por Abraham Harold Maslow, um psicólogo americano que identificou os padrões; Ele expressa um retrato da condição humana que podem ser representados visualmente por uma pirâmide de 5 degraus (a imensa maioria permanece na base em busca de sobrevivência), da mesma maneira que informa, também aponta a possibilidade de aperfeiçoamento; Se uma destas necessidades não está saciada, há sofrimento. Quando todas estiverem de acordo, abre-se espaço para a auto-realização, que é um aspecto de felicidade do indivíduo.

Maslow ultrapassou as limitações de seu próprio estudo, ao apontar que as pessoas além de motivações físicas e materiais, possuem a necessidade de um desenvolvimento espiritual.

Criou então a teoria que fala de vários níveis de consciência, que vão do mais obscuro (a sombra), ao mais alto grau de consciência (a transpessoal). O topo da pirâmide indica um sexto degrau que muitos chamam: Estado de Iluminação… Reino dos Céus… Reino de Deus…. Nirvana… ou simplesmente a PAZ! Uma área que compreende tão poucas pessoas, que sequer é possível representar adequadamente no gráfico. No entanto é algo possível e parte de uma busca pessoal, que tem início no ensino e exemplo de Jesus:

…uma forte tempestade se levantou. As ondas arrebentavam sobre o barco, que começou a encher-se de água. Jesus dormia na parte de trás do barco, com a cabeça numa almofada. Os discípulos o acordaram, clamando: Mestre, vamos morrer! O senhor não se importa? Jesus despertou, repreendeu o vento e disse ao mar: Silêncio! Aquiete-se! De repente, o vento parou, e houve grande calmaria. Então Jesus lhes perguntou: Por que estão com medo? Ainda não têm fé? Marcos 4:37,40

Aquietem-se e saibam que Eu Sou Deus! Salmo 46:10