Neste exato momento, simultaneamente, em todas as partes do planeta, há conjuntos de atitudes e comportamentos humanos considerados corruptos, destruidores, em desacordo com os ensinamentos de Jesus, influenciados por energias negativas que desviam as pessoas da verdade e justiça.
No princÃpio, pessoas foram feitas boas, mas, deram um jeito de praticarem o mal (João 3:19-21).
O mundo está suficientemente cheio de pessoas egoÃstas, que priorizam suas vontades. Fazer planos para "constituir famÃlia", não é errado, o problema é não considerar as responsabilidades. Por outro ponto de vista, permitir que outros venham ao mundo para sofrer é egoÃsmo, e egoÃsmo também é pecado.
Eis que no mundo Jesus afirmou: todo aquele que discutir com o seu próximo estará sujeito a julgamento, quem insultar o seu próximo estará sujeito a julgamento do tribunal e digno de ir para o inferno.
Mateus 5:22
Cabe aos que já estão no mundo (e aos poucos que alcançaram consciência), se esforçar. Observemos que, Jesus não faz pedidos explÃcitos para povoar a terra; em vez disso, os ensinamentos focam no amor, cuidado pelos outros, especialmente os necessitados, marginalizados... enfatiza a prática da justiça, no agir e servir aos outros, refletindo compromisso com o bem estar e a dignidade humana. É um chamado para focar na qualidade e impacto positivo, em vez de focar na questão da reprodução. Até Paulo, expressou uma preferência pessoal por permanecer solteiro e dedicado no serviço aos que já estavam no mundo, sugerindo que, para aqueles que conseguem viver dessa forma como ele, é mais frutÃfero por várias questões (distrações e responsabilidades...).
Faça uma reflexão ética-moral e prática sobre o estado atual do mundo: Século 21, era de Jesus, contexto moderno, população global de 8 bilhões de pessoas com desafios ambientais, sociais, econômicos, guerras, doenças, tudo bem significativo... A ideia do "povoar a terra" dos tempos antigos era diferente, uma época em que a terra realmente era vazia, nos evangelhos, a ênfase é a responsabilidade de cuidar dos necessitados, focar no bem estar daqueles que já estão no mundo maligno, em vez de simplesmente aumentar, numa época em que já não é mais tão necessário povoar. A preocupação com o meio ambiente, justiça, qualidade de vida, é compatÃvel com esses princÃpios, em vez de encorajar aumentar a população em uma planeta com recursos limitados e desafios ambientais, é resolver problemas globais já existentes. Assim, a responsabilidade de cuidar dos que já estão no mundo, é a maneira de aplicar os princÃpios do evangelho no contexto atual, moderno, onde a sustentabilidade e o bem estar global são preocupações cruciais.
Nós, precisamos nos adequar ao século 21!
Mudança dos tempos antigos, para os de Jesus é urgente (Revelação 14:14-20).
MULTIPLICAI CONSCIÊNCIA
A Constituição de 1988 assegura o direito à liberdade religiosa individual dos cidadãos, e proÃbe o estabelecimento de igrejas estatais e de qualquer relação de dependência, imposição e aliança de autoridades com lÃderes religiosos com exceção de orientação Lei 9.982.