O exemplo arrasta! Especialmente o MAU exemplo… temos a tendência a seguir e reproduzir tudo que inspira rebeldia e diferenciação do comum, mesmo sem raciocinar que estamos agindo de maneira negativa e tóxica.
Tome conhecimento das notícias, através de qualquer meio de comunicação (ou mesmo olhando ao redor) e terá infinitos exemplos constrangedores: lideranças públicas, sociais e religiosas, matando e morrendo por poder, dinheiro e sexo.
Os que aprendiam com Jesus foram alertados a escapar desse tipo de vergonha, e suas inevitáveis consequências… infelizmente, mesmo tendo deixado esses ensinamentos registrados em textos tão antigos, persiste a ignorância generalizada, principalmente de onde se diz que o BOM exemplo deveria fluir.
…se alguém fizer cair em pecado um destes que em mim confiam, melhor que seja amarrado em uma grande pedra para se afogar nas profundezas do mar. Quanto sofrimento haverá no mundo por causa da disposição para agir errado! Ainda que inevitável, aquele que o provoca terá sofrimento ainda maior.
Portanto, se sua mão ou pé o faz pecar, corte e jogue fora. É melhor entrar na vida eterna com apenas uma das mãos ou apenas um dos pés que ser lançado no fogo eterno com as duas mãos e os dois pés. E, se seu olho o faz pecar, arranque e
jogue fora. É melhor entrar na vida eterna com apenas um dos olhos que ser lançado no inferno de fogo com os dois olhos.. Jesus • Mateus 18:6,9
A única e exclusiva fonte de orientação que podemos ter, são as instruções que sobrevivem há séculos e chegam até nós por meio desses textos.
Qualquer um está sujeito a errar por interferência das limitações físicas e humanas, daí o significado da ilustração que orienta “se livrar até de partes do próprio corpo” para obter uma mente e raciocínio claros… uma consciência leve!
Note que um dos que estavam mais próximos de Jesus, teve dificuldade de compreender além do que estava “diante dos olhos e ao alcance das mãos” e foi duramente repreendido, para que seu exemplo ficasse registrado como orientação a
nós: Jesus disse a Pedro: afaste-se de mim, Satanás! Você é como uma pedra no meu
caminho para fazer com que eu tropece, pois está pensando apenas do ponto de vista humano, e não da perspectiva de Deus. (Mateus 16:23)