‘Ame o seu próximo’ e odeie o seu inimigo.
O salmo 109 é a essência do pensamento humano e dos ensinamentos tradicionais religiosos… porém cerca de 1.000 anos depois que essas palavras foram escritas, Jesus se manifesta ensinando que: amem os seus inimigos e orem por quem os persegue. Desse modo, vocês agirão como verdadeiros filhos de seu Pai, que está no céu. Pois ele dá a luz do sol tanto a maus como a bons e faz chover tanto sobre justos como injustos. Se amarem apenas aqueles que os amam, que recompensa receberão? Até os cobradores de impostos fazem o mesmo. Se cumprimentarem apenas seus amigos, que estarão fazendo de mais? Até os estrangeiros fazem isso.”
Essa nova forma de pensar motivou sua perseguição e morte… e ainda hoje não tem sua compreensão verdadeira e profunda, avalie se o texto do salmo não se aplica a você mesmo, afinal quem nunca, mesmo que involuntariamente pagou o bem que recebeu, com mal? Ou até retribuiu o amor com acusações ou desprezo?
Nesses momentos temos o entendimento de que na verdade nosso maior inimigo; por conta da inconsciência, uma mente anestesiada, um raciocínio engessado, uma vida que não desperta para uma consciência própria e que não faz uso da inteligência que recebeu; somos nós mesmos…
Salmos são orações e canções milenares, que ensinam, estimulam e transmitem conhecimento e fé.