"Desde minha juventude, meus inimigos me perseguem. Que todo o Israel diga: Desde minha juventude, meus inimigos me perseguem, mas nunca me derrotaram.
Minhas costas estão cobertas de feridas, como os longos sulcos feitos pelo arado na terra. O Senhor, porém, é justo; ele me livrou das cordas dos perversos. Recuem envergonhados e derrotados todos que odeiam Sião. Sejam inúteis como o capim que cresce no telhado, que seca antes de crescer por inteiro, capim que não é colhido pelo ceifeiro, deixado de lado por aquele que amarra os feixes. Que ninguém que passar por eles diga: “O Senhor os abençoe; nós os abençoamos em nome do Senhor”.”
Salmos são orações e canções milenares, que ensinam, estimulam e transmitem conhecimento e fé.
O salmo 129 orienta e decreta: maldição sobre inimigos!
Porém, anos depois surge Jesus, com ensinamentos que chocaram principalmente os religiosos de sua época, dizendo:
Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo’ e odeie o seu inimigo.
Eu, porém, lhes digo: amem os seus inimigos e orem por quem os persegue. Desse modo, vocês agirão como verdadeiros filhos de seu Pai, que está no céu. Pois Ele dá a luz do sol tanto a maus como a bons e faz chover tanto sobre justos como injustos.
Se amarem apenas aqueles que os amam, que recompensa receberão? Até os cobradores de impostos fazem o mesmo. Se cumprimentarem apenas seus amigos, que estarão fazendo de mais? Até os estrangeiros fazem isso.
Portanto, sejam perfeitos, como perfeito é seu Pai que está no céu".
E obviamente por ensinar coisas tão revolucionárias, foi assassinado…
Faça bom uso das palavras do salmo,
considerando que esses inimigos sejam as aflições que te acompanham por toda a vida, as angústias e dores, medos e inseguranças, doenças ou seja lá o que te causou e continua causando feridas;
Que essas aflições, sejam inúteis, derrotadas e não tenham o poder de te imobilizar com cordas.