Quando o Espírito vier, irá mostrar que o mundo está enganado, sobre quem é o verdadeiro pecador, quem é que tem a aprovação de Deus e quem é que vai ser condenado por Deus. Vai mostrar que, os que se recusam a acreditar em mim, são verdadeiramente os pecadores. Vai mostrar que eu tenho a aprovação de Deus, porque eu vou para o Pai, e então vocês não vão me ver. Vai convencer do julgamento porque o governante deste mundo já foi condenado.
João 16:8-11
Decorridos dois mil anos, as pessoas não alcançam a ética de Jesus; todo o que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, é uma criança, não sabe diferenciar o certo do errado; o alimento sólido é para os adultos, para os que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal. Jesus foi para o Pai, mas, o Auxiliador, o Consolador, o Parakletos, o Espírito de Deus... paira por sobre as "águas". Sorte dos que estão "fora", sorte dos que entenderam e vivem isso.
E Deus não dá o Espírito por medida.
Ateu mesmo são os que "falam sobre Jesus" com outros propósitos, e não precisa que alguém fale a respeito das pessoas, porque Jesus mesmo sabe o que é a natureza humana: "o que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito".
Ninguém poderá transcender tempo-espaço, acima do mal, se iluminar, alcançar o nirvana, outra dimensão, como Jesus, se não for concedido pelo Pai, é ele que vivifica aqueles a quem quer, o destino para os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo. É como um velejar, sabendo que o vento sopra onde ele quer, aos que foram dados o querer e o fazer, a parte que cabe, é se preparar.
Continuemos multiplicando e compartilhando boas ações, condutas e exemplos, anunciando o reino de Deus e a sua justiça.