Texto e voz: Pra. Níssia Bergiante
[27/08/2020 – Devocional] Deuteronômio 24 + Jeremias 10 + 2 Coríntios 13
Hoje terminamos a leitura do livro 2 Coríntios. O legal, se você estiver acompanhando, é que são poucas leituras por dia, e você nem vai percebendo seus avanços na Bíblia.
A palavra nos ensina que devemos, o tempo inteiro, examinar a nós mesmos. Mas o que seria isso? Por acaso somos médicos?
A frase mais conhecida que envolve essa questão está no texto de *I Coríntios 11:28 a 32*, que diz: “*Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice;* pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si. *Eis a razão porque há entre vós muitos fracos e doentes e não pouco os que dormem.* Porque, se nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. Mas, quando julgados, somos disciplinados pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo”.
O que estava acontecendo aqui? Bem, chegava a hora da comunhão, da refeição de ceia, e alguns chegavam com pães e vinho muito bons, outros, mais pobres, traziam o que podiam, outros vinham correndo, cheios de fome, e comiam muito mais do que os demais, outros, pouco participavam. Uns conheciam a Jesus, outros, comiam sem nem ao menos saber por que o faziam.
Então Paulo chama a atenção. A igreja comia junto, de forma desunida. Cada um fazia conforme desejada. Não havia comunhão entre eles, e se isso não acontecia, certamente não havia comunhão com Deus.
Paulo chama a responsabilidade sobre cada um. Não era apenas o líder que resolveria a questão. Mas sim, cada um deveria refletir sobre o que estava acontecendo, discernindo o corpo. O que seria discernir o corpo? Discernir significa perceber claramente, compreender, entender. Então, o que Paulo estava dizendo é: vocês devem prestar atenção ao objetivo, que é a formação do corpo de Cristo. Por isso muitos estavam fracos e doentes, porque não havia comunhão.
Agora já aprendemos algo muito sério. A falta de comunhão entre os membros do corpo de Cristo gera adoecimento e fraqueza em algumas pessoas. Olha que situação grave. Se não buscarmos a comunhão, nossa Igreja ficará doente. (continua)