Listen

Description

Texto e voz: Pra. Níssia Bergiante

[18/09/2020 – Devocional] Jeremias 31:1-19 + Jeremias 26 + João 7:25-52

Hoje, ao pôr do sol, inicia-se a comemoração do ano novo Bíblico (Rosh Hashana) ou cabeça do ano. É o ano novo do calendário civil. No domingo celebraremos este dia em nosso culto, mas hoje, neste devocional e no Shabat vamos separar uns minutinhos para pensar sobre esse assunto. "A saudação tradicional de Rosh Hashaná é “shaná tová”, que significa “bom ano”. A palavra u’metuka, “e doce”, às vezes é acrescentada". Então falaríamos: Shaná Tová umetuká. Um ano bom e doce para você.

Também se comem doces, maçãs mergulhadas no mel (alô dieta! Dizem que comer doce nesse período não engorda!! Rsss estou brincando hein gente! Não tem nada na Bíblia sobre isso!)

É uma festa que dura dois dias. E a parte principal desse dia Festivo é o Toque do Shofar que nos chama a um despertamento. Esse ano ela começará ao pôr do sol na véspera de 1º de Tishrei (18 de setembro de 2020) e terminará após o anoitecer em 2 de Tishrei (20 de setembro de 2020).

A comemoração é um dia apenas, mas institui-se 2 dias pois a contagem tinha que ser no aparecimento da lua nova. Então eles tinham que aguardar que os responsáveis vissem a lua.  E se eles se atrasassem para voltar? E se a lua não fosse nova?

Assim, eles começavam a comemoração no primeiro dia. Se a lua estivesse ok, aquele já seria o Rosh Hashaná. Se não, comemorariam novamente no dia seguinte. Tudo para não deixar de cumprir o mandamento!

É também chamado do Dia do Toque ou (Yom Teruah). Aqui começa-se a contagem de 10 dias até o dia do Perdão (Yom Kippur) ou dia da Expiação. Também na próxima semana começaremos nosso jejum e oração por uma semana até o nosso Culto de Cura, que será no dia 27 de setembro, 18h. O jejum é algo particular, e você deve escolher como fazê-lo.

Neste dia então tocamos o Shofar. Ele representa que algo muito importante está para acontecer.  O Rei está chegando.