Texto e voz: Pra. Níssia Bergiante
[20/10/2020 – Devocional] Gênesis 8 + Jeremias 48 + João 19:16-42
Em João 19:16-42 acompanhamos os últimos momentos de Jesus nesta terra. Tudo que acontece nesta narrativa tem uma razão de ser. Tudo possui um significado profundo para nossa vida.
Jesus escolheu muito bem suas palavras, para que cada uma das ocorrências fosse o cumprimento das palavras ditas anteriormente ao seu respeito. Só neste pequeno trecho vemos textos de Gênesis, Êxodo, Deuteronômio, Salmos, Isaías, Ezequiel, Zacarias, e muitos outros.
Para nossa meditação de hoje, acredito que podemos nos imaginar diante daquela situação. Jesus foi Mestre até em sua morte, ensinando a todos ali, as escrituras, a obediência e a ação direcionada pelo Espírito. Até quando disse que estava com sede, tinha um propósito. Estamos hoje diante do maior gesto de amor, de entrega, de revelação, de preocupação. Uma pessoa morreu por nós, em nosso lugar, não porque somos bons, mas, porque somos maus e pecadores. A obra redentora de Jesus não dependeu da nossa escolha por Ele. A decisão da entrega foi feita antes mesmo de ter alguém que a aceitasse. Foi apenas por amor às vidas, mesmo que a vida não quisesse receber o fruto de Seu trabalho.
Por isso a pergunta de hoje é sobre ter sede. Porque para entender a obra de Jesus, precisamos estar, de certa forma, sedentos. Jesus é encontrado no meio da fome e da sede. No momento da solidão, do desespero e da dor. Ele não precisa de um discípulo perfeito. Todos eles falharam em agradar a Jesus por seu bom comportamento. Mas todos foram chamados para a obra a realizar porque tinham sede em conhecer a Deus, e a cumprir o chamado, em meio à sua imperfeição. E você, tem sede?
Meu convite hoje é que você feche os seus olhos enquanto narro os eventos que marcaram a humanidade para sempre. Eu vou contar os textos que complementam a narrativa, e assim vamos traçando um paralelo entre o que está escrito e o que estava sendo cumprido naquele exato momento. Vamos refletir sobre este cenário, sabendo que tudo que aconteceu aqui está repleto de amor. Aos que o desprezaram e agiram com ódio, nosso Jesus devolveu com Sua vida, em amor. (continua)