Listen

Description

Texto e voz: Pra. Níssia Bergiante

[14/04/2020 – Devocional] Êxodo 33:12-23 + Provérbios 24 + Atos 14

Ainda em tempos de Páscoa, vamos meditar um pouco no que é levar esse Cordeiro para todo o mundo.

O apóstolo Paulo, tendo agora como companheiro Silas e depois Timóteo chega a Tessalônica, e começam a anunciar o evangelho, nas Sinagogas. *Atos 17:1-3* descreve

1E, tendo passado por Anfípolis e Apolônia, chegaram a Tessalônica, onde havia uma sinagoga judaica. 2Como fazia habitualmente, Paulo foi à sinagoga e por três sábados argumentou com aquele grupo de pessoas com base nas Escrituras, 3explicando e comprovando que se fez necessário que o Cristo padecesse e ressuscitasse dentre os mortos. E proclamava: “Este Jesus que vos anuncio é o Messias!”

Mas, o que aconteceu é que essa pregação de Paulo começou a incomodar muitas pessoas que se viram ameaçadas. Elas saíram atrás de Paulo e Silas para prendê-los, mas não os encontraram. Entraram na casa da pessoa que os hospedava, junto com outros irmãos, declarando (Atos 17:6):

6Todavia, não os encontrando, agarraram Jasom e alguns outros irmãos e os entregaram aos governantes da cidade, exclamando: *“Estes que têm causado alvoroço em todo o mundo, agora chegaram também aqui.*

A acusação de estar causando alvoroço em todo o mundo é muito interessante. Vamos mantê-la em nossa mente enquanto continuo a história. Paulo e Silas são então levados para outra cidade. E lá passaram a ensinar novamente. Veja, eles se retiraram, mas não deixaram de exercer o ministério. Continuaram a fazê-lo.  Nesta outra cidade, chamada Beréia, eles foram mais bem acolhidos.

Indo às sinagogas, apresentando a Jesus, sabe o que acontecia? As pessoas, mesmo desconfiadas, faziam o seguinte (Atos 17:11):

“Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, porquanto, receberam a mensagem com vívido interesse, e *dedicaram-se ao estudo diário das Escrituras, com o propósito de avaliar se tudo correspondia à verdade*.” (continua)