Listen

Description

Texto e voz: Pra. Níssia Bergiante

[21/12/2020 – Devocional] Gênesis 44:18-34 + Ezequiel 35 + 2 Pedro 1

Essa pergunta intrigante é para te mostrar que a nossa caminhada parece com esse legume, que também é chamado de caule. Isto que veremos em nosso devocional de hoje, no comentário sobre 2 Pedro 1:5-11. Ele vai nos falar em que deveremos colocar no nosso esforço. Vejamos;



5Por isso mesmo, aplicando todo o vosso esforço, *acrescentai a virtude à vossa fé e o conhecimento à virtude, 6e o domínio próprio ao conhecimento, e a perseverança ao domínio próprio, e a piedade à perseverança, 7e a fraternidade à piedade, e o amor à fraternidade.* 8Porquanto, se essas virtudes existirem e crescerem em vós, elas não vos deixarão ociosos nem tampouco infrutíferos no perfeito conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. 9Pois aquele em quem essas virtudes não habitam age como quem não pode ver ou enxerga somente o que está perto, tendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados. 10Portanto, irmãos, esforçai-vos com dedicação cada vez maior, confirmando o chamado e a eleição com que fostes contemplados, pois se agirdes desse modo, jamais abandonareis a fé. 11Pois dessa maneira é que vos será ricamente suprida a entrada no Reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.” (2 Pe 1:5-11)

Observando o que o apóstolo Pedro fala, entendemos que se as seguirmos, seremos capazes de dar frutos e crescer no perfeito conhecimento do Senhor. Mas o que ele realmente está falando?

A base é a fé. Nela eu devo colocar a virtude. Na virtude eu coloco o conhecimento. E no conhecimento eu coloco o domínio próprio. No domínio próprio eu devo colocar a perseverança. E na perseverança, eu incluo a piedade. Na piedade eu coloco a fraternidade. E na fraternidade, eu coloco o amor.

Então começamos na fé e terminamos no amor. Mas vamos entender essa organização melhor. Parece aquelas bonequinhas que tem várias camadas, uma fechando sobre a outra. Tipo uma cebola. Então, lá no centro da cebola está a fé. E a última camada da cebola, aquela que reveste todas as outras coisas, seria a casca, essa camada é o amor. Interessante, quando vemos assim. Sem o amor, todas as demais coisas ficam desprotegidas. (continua)