Texto e voz: Pra. Níssia Bergiante
[22/01/2021 – Devocional] Jeremias 46: 13-28 + Daniel 11 + Filipenses 4
No texto de hoje, em Filipenses 4 encontramos algumas falas de Paulo que são muito usadas no meio da Igreja. Muitas delas, porém, em um contexto equivocado.
Antes de dar um exemplo, queria que observássemos o que Paulo orienta aos Filipenses:
“4Alegrai-vos sempre no Senhor; e novamente vos afirmo: Alegrai-vos! 5Seja a vossa moderação conhecida por todas as pessoas. Breve voltará o Senhor. 6Não andeis ansiosos por motivo algum; pelo contrário, sejam todas as vossas solicitações declaradas na presença de Deus por meio de oração e súplicas com ações de graça. 7E a paz de Deus, que ultrapassa todo entendimento, guardará o vosso coração e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.” (Filipenses 4:4-7)
Sabe, na propaganda de bebida: “aprecie com moderação?” É isso que Paulo está falando aos Filipenses. Que como cristãos, temos que buscar o equilíbrio em nossas vidas. Se falamos que cremos em Deus, mas nosso dia a dia não reproduz este sentimento, não seremos conhecidos por nossa moderação.
Paulo também ensina como lutar contra a ansiedade: “sejam todas as vossas solicitações declaradas na presença de Deus por meio de oração e súplicas com ações de graça”... quando apresentamos ao Senhor, de forma constante, nossas necessidades, receberemos essa Paz de Deus, que guarda o nosso coração e nossos pensamentos. Observe que a oração e súplica devem ser feitas com ações de graça, isto é, no exercício da gratidão. Essa prática é fundamental.
Veja a ênfase em GUARDAR. A paz que vem da busca ao Senhor e da oração e súplica faz com que nossas emoções e nossos pensamentos sejam protegidos por Ele. Isso é fundamental para os dias atuais. (continua)