Texto e voz: Pra. Níssia Bergiante
[07/07/2021 – Devocional] Números 33 e 34 + I Samuel 1 + Mateus 21:1-27
O texto de hoje, em Mateus 21, vai falar diretamente aos nossos corações. Mas para o entendermos melhor, quero iniciar essa reflexão com o texto de Números 32, que foi parte do devocional de ontem. Ele nos apresenta a importância do senso de comunidade.
O povo, em Números 32, finalmente estava chegando à Terra Prometida. E agora, um momento crucial: era preciso lutar, expulsar os povos que dominavam aquela região, para então ocupar a terra.
Um pouco antes da travessia do Rio Jordão ocorre o episódio de hoje. Os filhos de Ruben, Gad e parte da tribo de Manassés veem essa região e pedem a Moisés para ficar por ali mesmo, já que a terra era boa para gado e eles tinham grandes rebanhos.
Moisés então responde:
"Contudo Moisés replicou aos líderes das tribos de Gade e de Rúben: “Irão os vossos irmãos à guerra e vós permanecereis aqui?" (Números 32:6).
O que Moisés estava cobrando deles era o senso de comunidade. Era como se dissesse: Como assim, agora que está bom para vocês, que se danem os demais? Não é assim que se deve fazer. Não podemos descansar até que todos consigam a vitória.
Então eles afirmam que vão seguir juntos, deixarão as mulheres e o gado na terra, mas caminharão com todo o povo para combater. Eles fazem uma linda declaração:
"Não regressaremos às nossas casas enquanto cada um dos filhos de Israel não tiver tomado posse da sua herança." (Números 32:18).
(Continua...)