Texto e voz: Pra. Níssia Bergiante
[20/07/2021 - Devocional] Deuteronômio 5 + I Samuel 10 + Mateus 25:31-46
Sabe que Deus quer tratar da gente, diretamente, não sabe? Moisés lembrou isso ao povo quando afirmou, no texto de hoje, em Deuteronômio 5:
“2Yahweh, nosso Deus, estabeleceu conosco uma Aliança no monte Horebe. 3Não foi com nossos pais que o SENHOR fez essa Aliança, mas sim conosco, com todas as pessoas que neste dia estão presentes a essa assembleia, todos vivos aqui.”(Deuteronômio 5:2-3)
A aliança é feita hoje, com quem está vivo hoje. Deus tratou de nossos pais, e continua tratando de nós, e continuará em nossos filhos e filhas. O trato é individual, ainda que herdemos heranças e pactos, que perduram por gerações. Em algumas heranças, Deus precisa interferir, para reescrever histórias. É o que acontece com pactos feitos com as trevas, em que uma pessoa da família dedica seus descendentes ao inimigo, e precisamos intervir, pelo sangue de Jesus, para romper esse contrato assinado no passado. Ou, maldições que perduram por gerações. Observamos isso em famílias em que todos os casamentos se dissolvem, ou que desenvolvem certos comportamentos nocivos etc. Deus vai conduzindo o processo de quebra de maldições, mostrando o que precisa ser desfeito. E quem desfaz? Jesus. Essa é a promessa que lemos em Eclesiastes 3:14-15
Eclesiastes 3
…14Compreendi ainda que tudo o que Deus faz dura para sempre: ao que Deus criou nada se pode acrescentar, de igual modo, nada se pode subtrair. Esse é o método de Deus para fazer com que a humanidade o ame reverentemente. 15Assim, tudo o que há, já havia existido; o que será, já existiu antigamente; Deus pode renovar o que já passou!
(Continua...)