Listen

Description

Texto e voz: Pra. Níssia Bergiante

[02/08/2021 – Devocional] Deuteronômio 11:26-32 + I Samuel 19 + Atos 2:14-47

Um sentimento que começou a aparecer no texto de I Samuel 18, de sexta-feira, hoje temos a continuação da descrição de um processo muito doloroso para o rei Saul: a inveja.



Esse sentimento é despertado, principalmente, pela baixa autoestima, quando passamos a achar que a outra pessoa é tão melhor do que nós, que precisamos ser tal qual ela é.



Como todo e qualquer sentimento, não é algo fácil de controlar. Podemos, entretanto, estar atentos a isso, e quando surgir dentro de nós, nos posicionarmos para que ele não floresça, não encontre abrigo em nosso coração.



Veja como começou em Saul:



"E as mulheres dançavam e cantavam: “Saul matou milhares, e Davi, dezenas de milhares!” Então Saul se indignou e ficou muito irritado ao ouvir esse refrão, e exclamou: “Ora, a Davi atribuíram a morte de dezenas de milhares, mas a mim somente milhares. A continuar assim, só lhe faltará conquistar o meu reino!” E desse dia em diante, Saul começou a nutrir um forte sentimento de inveja de Davi." (I Samuel 18:7-9)



Ao ouvir a comparação que haviam feito entre ele e Davi, Saul sentiu-se diminuído. Sentiu-se menor. E isso fez despertar nele este sentimento.



Mas não precisava ser assim. Ambos haviam conquistado resultados maravilhosos. Seria muito melhor que celebrassem juntos as suas vitórias, do que terem se separado por elas, correto? As conquistas que temos estão dentro de um contexto, do chamado de Deus para cada um. E se olharmos para o outro, e isso desejarmos, é como se disséssemos : "Deus, olha aqui, você errou as coisas aqui comigo... "

(Continua...)