Texto e voz: Pra. Níssia Bergiante
[15/06/2020 – Devocional] Números 16 + Isaías 23 + Marcos 5:1-20
Esse é um assunto que muitas pessoas tentam evitar. “Falar de Deus, tudo bem, mas quando começa a falar de demônios, aí já não gosto muito não.” Essa é uma frase muito recorrente.
A Bíblia não trata desse assunto com tanto tato. Ela fala direta e abertamente sobre a existência de um reino espiritual, com manifestações e possessões. Desde gênesis até apocalipse, vemos que o mundo natural e o mundo espiritual conversam e se relacionam. Mas, aos poucos, por uma questão talvez de certa polidez, para ficar mais “elegante” começamos a fazer essa separação, e deixamos de tocar neste assunto.
Essa pergunta de hoje está relacionada a dois eventos que acontecem no devocional. Em Marcos 5 e também em Números 16.
No texto de Marcos 5 Jesus estava chegando à região dos Gerasenos. Vamos ler, no versículo 1:
“1E assim, atravessaram o mar e foram para a região dos gerasenos. 2Logo que Jesus desceu do barco, veio dos sepulcros, caminhando ao seu encontro, *um homem possuído por um espírito imundo.* 3Esse homem vivia em meio aos sepulcros e não havia quem conseguisse dominá-lo, nem mesmo com correntes. 4Muitas vezes já haviam acorrentado seus pés e mãos, mas ele arrebentava os grilhões e estraçalhava algemas e correntes. Ninguém tinha força para detê-lo. 5E, noite e dia, sem repouso, perambulava por entre os sepulcros e pelas colinas, gritando e cortando-se com lascas de rocha.”
Observe que a Bíblia é bem clara: o homem estava possuído por espírito imundo. E isso dava ao homem uma força sobrenatural. Nada conseguia prendê-lo. Além disso, o espírito o conduzia pelas ruas, aos sepulcros e colinas. E o que ele fazia? O homem gritava e se cortava. Que cenário triste. O homem, possivelmente, nem tinha consciência do que acontecia com ele.
A possessão por espíritos imundos não é como uma gripe. Tem gente que acha que só falar neste assunto vai atrair demônios. Embora o devocional de hoje não tenha como objetivo dar aula sobre esse assunto, é importante você saber que os demônios entram em nossa vida por alguma “porta” que abrimos para eles. Seja as que fazemos com as nossas próprias mãos, conscientes ou não, como por exemplo, quando eu decido entregar minha vida aos espíritos imundos ou talvez, quando alguém, com autoridade sobre mim, consagra a minha vida a esses demônios, e ali eles passam a ter um acesso ao meu interior. Há muitas formas, e um dia, nós faremos uma aula especial sobre isso. Para falarmos melhor, e com mais profundidade. (continua)