Texto e voz: Pra. Níssia Bergiante
[16/06/2020 – Devocional] Números 17 + Isaías 24 + Marcos 5:21-43
O devocional de hoje nos mostra dois milagres de Jesus. Mas eles acontecem em circunstâncias diferentes. Um acontece no oculto e outro publicamente. Porém, todos os dois são regidos pelo mesmo princípio, e é sobre princípio que eu gostaria de falar hoje.
No texto de Marcos 5:21-43, Jesus estava à beira-mar pois não conseguia se mover muito bem devido ao número de pessoas ao seu redor. Até que veio a ele um homem, chamado Jairo. A Bíblia fala que esse Jairo era o *chefe da sinagoga*. Você sabe o que isso significa?
Bem, o chefe da sinagoga seria parecido com o Pastor presidente de uma igreja hoje. Era ele quem decidia a direção da oração que era feita na sinagoga, ou ele decidia quem daria a direção. Ele também era responsável pela leitura da palavra, pregando e esclarecendo sobre a lei. Ou seja, resumindo, era uma pessoa muito importante naquela comunidade.
E esse homem tinha um problema: sua filhinha estava muito doente. A bíblia diz que a menininha estava à beira da morte. Esse homem já devia ter gasto muitos recursos com a situação de sua filha. Por ser uma pessoa com uma boa condição financeira, e de muito conhecimento, deve ter feito muitas tentativas de tratamento. Aparentemente nada funcionou. E o que esse homem tão importante fez, diante dessa situação? Bem, ele soube falar de Jesus e foi até ele.
21E retornando Jesus de barco para a outra margem, numerosa multidão, uma vez mais, se formou ao seu redor, enquanto estava na praia. 22Foi quando chegou ali um dos dirigentes da sinagoga local, chamado Jairo. *Ao ver Jesus, prostrou-se aos seus pés. 23E lhe pediu aos prantos e com insistência: “Minha filha pequena está à beira da morte! Vem, impõe tuas mãos sobre ela, para que seja curada e viva”*. 24Então Jesus foi com ele. E uma enorme multidão o acompanhava, apertando-o de todos os lados.
Diante de seu desespero, Jairo percebeu que havia apenas um único caminho que ele não havia tentado. Ir ao encontro de Jesus, com *insistência*. De joelhos dobrados.
Jairo abre mão de sua posição, de seus conhecimentos, de sua influência. Ali ele era um homem comum, como nós, alguém que precisava de um milagre de Jesus. Talvez, hoje, ao ouvir este devocional você esteja na mesma condição de Jairo. Em desespero. Talvez você esteja planejando como encontrar a cura e a salvação. Todas as coisas que você pode fazer pela sua própria força. Deus não nega cada uma delas, e pode sim utilizar todos os recursos humanos, mas o que Ele quer mesmo ver é o seu joelho dobrado, e a sua insistência. *A insistência é importante porque aprofunda a nossa relação com Deus e nos ensina a termos propósito de oração.* (continua)