Listen

Description

Texto e voz: Pra. Níssia Bergiante

[31/03/2020 - Devocional] Levítico 7 + Provérbios 20 + Atos 11

No texto de Atos 11 encontramos a descrição de um profeta que agiu em seu próprio tempo. O nome dele era Ágabo e o que ele profetizou e as ações que foram geradas a parte disso são muito úteis para nossa reflexão hoje.

A história está em Atos 11:27-30.

"27Naqueles dias desceram alguns profetas de Jerusalém para Antioquia. 28Um deles, chamado *Ágabo, levantou-se e pelo Espírito predisse que uma grande fome assolaria a todo mundo romano*, o que de fato veio a ocorrer nos dias do reinado de Cláudio. 29Então, *os discípulos, cada um segundo as suas possibilidades, resolveram providenciar ajuda para os irmãos que viviam na Judeia*. 30E assim o fizeram, enviando suas ofertas aos presbíteros pelas mãos de Barnabé e Saulo."

Vamos meditar nessa ocorrência à luz dos dias que estamos vivendo. Não é preciso termos, hoje, um profeta para nos dizer que haverá uma grande fome na terra, ou que a nossa economia passará por dificuldades. Diante do fechamento de comércio e do isolamento social que está sendo necessário por essa epidemia, isso já está acontecendo em muitos lugares e em muitas casas. Mas, devemos observar o fruto que a profecia dada por Ágabo gerou, para aplicarmos o mesmo princípio hoje.

Ao ouvir ao profeta Ágabo, o que foi feito?

*"os discípulos, cada um segundo as suas possibilidades, resolveram providenciar ajuda para os irmãos que viviam na Judeia"*. E a ajuda foi enviada através de Barnabé e Paulo. Todos contribuíam e Barnabé e Paulo distribuíam. Havia trabalho para todos.

*E nós? Como comunidade, como vamos nos articular nesses tempos difíceis?* Precisamos nos levantar com força, ânimo e disposição para estendermos às mãos aos mais necessitados. Ágabo previu a fome. Nós hoje prevemos, fome, doenças do corpo, e doenças da alma, geradas pela solidão. *Precisaremos de muito Alimento, remédios, afeto e cuidado espiritual.* O que você pode fazer para ajudar? (continua)