Texto e voz: Pra. Níssia Bergiante
[28/07/2020 – Devocional] Deuteronômio 6 + Isaías 54 + I Coríntios 8
Nos dias atuais, observo que todo mundo tem uma opinião sobre tudo. Principalmente nas redes sociais, todos tem que se posicionar, todos tem que dar uma resposta, todos querem expor sua opinião. Mesmo que seja entrando lá, na rede de outra pessoa, para se colocar contra. Mas, você pode dizer, é errado ter uma opinião?
Claro que não! Refletir sobre o mundo em que estamos, sobre as coisas que acontecem, é fundamental para nossa existência. A Bíblia também nos chama a “arrazoar”, como está escrito em Isaías 1:18 “Vinde, pois, earrazoemos, diz o Senhor”
Arrazoar significa fazer perguntas, discutir ou discorrer sobre algo.
Em Mateus 16: 7-8 também encontramos a mesma palavra: “7Entretanto, eles discutiam (arrazoavam)entre si, dizendo: “É porque não trouxemos pães”. 8Percebendo a desavença, Jesus indagou: “Por que discordais (arrazoais) entre vós, homens de pequena fé, sobre o não terdes pães?”
Mas, o devocional de hoje nos ensina algo sobre as nossas opiniões. Que elas devem ser moduladas e gerenciadas pelo amor. É o que vemos em I Coríntios 8.
Neste texto Paulo levanta uma questão que era debate na época: se alguém fizer uma oferenda de alimento a algum ídolo, ou deuses, como cristãos, as pessoas poderão comer?
Paulo então inicia a sua argumentação, com esse texto:
“1No que se refere aos alimentos sacrificados aos ídolos, reconheço, como dizeis, que *“todos nós temos pleno conhecimento”. Porém, esse tipo de conhecimento produz orgulho, mas o amor nos faz crescer na fé*. 2A pessoa que imagina conhecer alguma coisa, ainda não tem a sabedoria que necessita. 3Todavia, quem ama a Deus, este é conhecido por Deus.”
O que Paulo está dizendo? Que todos nós podemos ter conhecimento sobre as coisas, mas, esse conhecimento, se não for mediado pelo amor, traz orgulho. Porém, com o amor cresceremos na fé.
Eu imagino a cena. Aquele debate acalorado. E Paulo tentando dar uma orientação, mas todo mundo discutindo, vozes altas, até que eles se levantam dizendo “todos nós temos pleno conhecimento”, como Paulo diz que reconhecia. Porém, Paulo disse: “beleza, seu conhecimento eu reconheço, mas a falta de amor faz com que vocês ainda sejam meninos na fé.” Então, comparando conhecimento com amor, Paulo diz que o amor é mais importante. (Continua)