Texto e voz: Pra. Níssia Bergiante
[06/08/2020 – Devocional] Deuteronômio 10 até 11:25 + Isaías 61 + I Coríntios 14:1-25
Moisés faz essa pergunta ao povo, no texto de hoje, em Deuteronômio 10:12. Ele diz:
*12Agora, portanto, ó Israel, que é que Yahweh, o teu Deus, pede de ti?*
E Moisés mesmo responde. A resposta dele ainda está ativa, e é a mesma coisa que Deus continua nos pedindo, hoje.
“Ora, apenas que temas o SENHOR com amor reverente, andando em seus caminhos, servindo ao Eterno, teu Deus, com todo o teu coração e com toda a tua alma, 13e que obedeças aos mandamentos e doutrinas do SENHOR, que hoje te ordeno, para tua plena felicidade! 14Eis que os céus e os céus dos céus, a terra e tudo o que nela existe; tudo, absolutamente tudo, pertence a Yahweh, o SENHOR, teu Deus. 15Entretanto, foi somente aos teus antepassados que o Eterno dedicou particular afeição e os amou! E depois deles escolheu dentre todos os povos a sua descendência: vós próprios, como podeis constatar até o dia de hoje! 16Circuncidai, pois, o vosso coração espiritual; retirando toda a obstrução carnal, e deixai de ser insubmissos e teimosos! 17Pois Yahweh, vosso Deus, é o Deus dos deuses e o Soberano dos soberanos, o Único e grandioso Deus, poderoso e temível, que não age com parcialidade nem aceita presentes e ofertas para torcer a justiça. 18Ele defende a causa do órfão e da viúva e ama o estrangeiro, provendo-lhe alimento e vestimenta. 19Portanto, amareis o estrangeiro, porque fostes igualmente peregrinos na terra do Egito. 20A Yahweh, teu Deus, temerás com amor reverente e servirás, a Ele te apegarás e somente por seu santo21A Ele deves louvar: Ele é o teu Deus. Ele realizou em teu benefício todos esses sinais e portentos temíveis que os teus olhos testemunharam. 22Ao descerem para o Egito teus antepassados eram apenas setenta pessoas ao todo. Agora, contudo, Yahweh, teu Deus, te tornou tão numeroso quanto as estrelas do céu, ó Israel.”
Veja que Moisés afirma que o Senhor deseja que O temamos. Temor é diferente de medo. Temor está associado ao respeito, à reverência, à adoração. E o medo está associado à desconfiança, ao pânico, à aflição. Deus quer que o temamos, porque “vosso Deus, é o Deus dos deuses e o Soberano dos soberanos, o Único e grandioso Deus, poderoso e temível”, mas ao mesmo tempo, é um Deus justo e atencioso para conosco.
Ele ama o nosso louvor. E nos dá sinais e maravilhas para que saibamos que Ele existe, e que está ao nosso lado. Mas, ter essa certeza implica em um compromisso com Ele. Não podemos querer todo o bônus, isto é, o amor, a proteção, o cuidado e a justiça, e não querer as suas correções e suas orientações. Concorda? Por isso Moisés explica, no capítulo 11:1-2 (continua)