Listen

Description

Texto e voz: Pra. Níssia Bergiante

[19/05/2021 – Devocional] Números 6 + Josué 15 + Hebreus 12

Em nossa mente temos muitas necessidades. Fazemos listas mentais e até listas em papéis de tudo que queremos. São planos, esquemas, muitas vezes do tipo: “quando isso acontecer, eu serei feliz”; “quando vier tal coisa, vou descansar muito mais...”

Mas, quando paramos para refletir, será que as nossas maiores necessidades são exatamente estas, que colocamos em nossa listagem?

O devocional de hoje nos dá uma dica, para usar como filtro, em nossos itens. Porque, muitas vezes, gastamos muita energia com coisas que nem ao menos são fundamentais para nós.

Como podemos saber isso? Ficou claro para mim quando li a bênção que Deus ensino para Arão abençoar o povo. A famosa benção Aarônica, que ouvimos muitas vezes ao final do culto, e não prestamos muita atenção às palavras. Vamos a ela, em Números 6:

22Então o SENHOR disse a Moisés: 23“Fala a Arão e a seus filhos e ordena-lhes: Assim abençoareis os filhos de Israel. Direis a eles:

24Yahweh, o Eterno, te abençoe e te guarde.

25Faça o SENHOR resplandecer o seu rosto sobre ti e te agracie.

26Que o Eterno revele a ti a sua face de amor e te conceda a paz!’

27Assim eles invocarão o meu Nome sobre todos os israelitas, e Eu os abençoarei!” (Números 6:22-27)

Essa bênção é chamada Birkat Kohanim, traduzida por “bênção das mãos levantadas”. Em Jerusalém ela é declarada todos os dias, pela manhã. Em outras cidades de Israel, apenas no Shabat. Quando os sacerdotes pronunciam a bênção eles fazem algumas coisas. A primeira, é que os dedos da mão devem ficar abertos, como se fossem janelas, para que ao olhar para o abençoador possamos ver através das mãos, olhando diretamente para o céu, acima da cabeça dele. Isso para que entendamos que a bênção não vem daquele sacerdote, mas dos céus, do próprio Deus. A posição dos dedos é cultural. E cada grupo religioso dentro do judaísmo faz de uma forma diferente.

Somado a isso, o sacerdote tira os sapatos (e o que isso te lembra? Moisés, tirando as sandálias na presença de Deus, Josué tirando as sandálias, diante do comandante do exército e Jesus tirando os sapatos dos discípulos para lavar os pés deles), cobre seus rostos e cabeça com o tallit, mais uma vez, em sinal de submissão ao Senhor.

(Continua...)