“O Vinho só está vendido quando o nosso cliente o vendeu.”
Foi algo que o meu Pai me disse e eu já o repeti muitas vezes, primeiro para mim, depois para os alunos que vou tendo a sorte de ajudar a formar.
E é realmente verdade, se somos Produtor, Importador, Distribuidor ou outro intermediário, queremos vender ao nosso cliente directo, mas queremos que ele nos volte a comprar, e o mais rápido possível. Então temos de pensar como o vamos ajudar a vender o produto.
Enviar um contentor, um camião, uma pallete e depois ligar dali a uns tempos, a saber se precisa de mais produto, está totalmente ultrapassado.
É importante criar uma estratégia para ajudar cada um dos nossos clientes a vender o nosso produto. Como criar uma estratégia envolve vários factores, desde o produto ao mercado. Deixo algumas ideias, simples e que provavelmente já conhece, mas que eventualmente não tem posto em prática.
Existem várias formas de ajudar um parceiro a vender mais.
Começa logo pela informação que é partilhada sobre os produtos e o mercado.
Elementos chave são a formação que é dada às equipas de vendas, desde o Importador, ao Distribuidor, à Garrafeira, ao Supermercado, ao Restaurante ou Wine Bar. Se existe gente a vender, deve ser formada, de forma adequada ao seu conhecimento claro.
Mas vamos a mais algumas ideias simples:
Há muito mais formas de ajudar os nossos clientes a venderem mais. Esta é a minha, partilhar conteúdo e conhecimento.
Se gostou partilhe.