Listen

Description

Irmãos, pensem no que vocês eram quando foram chamados. Poucos eram sábios segundo os padrões humanos; poucos eram poderosos; poucos eram de nobre nascimento" ( 1 Coríntios 1:26)

Às vezes, Deus chama pessoas para liderar que não necessariamente querem liderar. Quando Deus chamou Gideão para ser líder de Israel, ele estava se escondendo de seus inimigos, os midianitas. Então o anjo do Senhor apareceu a Gideão e lhe disse: "O Senhor está com você, poderoso guerreiro" ( Juízes 6:12). No entanto, naquele momento, Gideão não poderia estar mais desanimado.

Gideão estava encolhido de medo por causa de seus inimigos, mas o Senhor o estava chamando para servir. Ele protestou: "Ah, Senhor [...] como posso libertar Israel? Meu clã é o menos importante de Manassés, e eu sou o menor da minha família" ( Juízes 6:15). Outra maneira de dizer isso seria: "Eu sou o nanico da ninhada. Não se incomode comigo. Meus irmãos fariam um trabalho muito melhor." Mas Deus escolheu Gideão.

Às vezes, o Senhor escolhe pessoas que não querem ser líderes porque sabem que não podem fazer isso sozinhas. Elas terão confiança em Deus em vez de nelas mesmas.

Também é verdade que, às vezes, Deus não chama pessoas que querem ser líderes. Talvez por elas o quererem tanto. Talvez seja porque o querem pelo motivo errado. É um grande privilégio ser um líder, e há uma grande alegria em poder ver as coisas mudarem, influenciá-las ou até realizar algo de valor. Mas isso não é para os fracos de coração.

Há um preço que você vai pagar. Se você for um líder, onde quer que lidere, você será mal compreendido, deturpado, ridicularizado e criticado. Às vezes, haverá até ameaças à sua vida. Portanto, não tente ser um líder se Deus não o chamou para isso. Mas se Ele o chamou para liderar, então, faça isso com todo o zelo.