A ORAÇÃO: ÂNSIA DE UNIÃO COM DEUS
A oração é aquela ânsia de união com Deus, que nunca nos deixa. Ela está no nosso sangue com cada pulsar de nossos corações. Ela é a sede que não pode ser saciada a não ser por Deus. É como se o corpo se estendesse desde a ponta dos pés, com os braços esticados para cima, como se fossem tocar os céus.
O ato de orar, como o ato de amar, envolve movimento e esforço. Você não reza como um robô da mesma forma que não pratica o ato de amar como um! Oração é movimento, alongamento, procura, espera, achar e tornar a procurar, como no Cântico dos Cânticos; Eu abri a porta para meu Amado, mas Ele voltou-me as costas e foi embora.
A oração é um movimento constante e, estranhamente, é um movimento para dentro de si mesmo, onde vive a Trindade. É por isso que o despojamento tem que vir de dentro, pois os obstáculos que nos separam de Deus sempre vêm de dentro de nós mesmos. "Não é o que entra pela boca que torna o homem impuro; é o que sai da boca para fora que o faz impuro” (Mt 15, 17-20). O despojamento é como varrer seu interior com uma vassoura para pôr fora tudo aquilo que o mantém separado de Deus.
A oração é como se aproximar de um abismo e olhar para baixo, sem conseguir ver o fundo, pois não existe nenhum. É aí que entra a fé. Por anos você fica debruçado na beirada, quase pulando, e retrocedendo. Subitamente, num dado momento, a ânsia se torna tão grande que você salta, unicamente para descobrir que não existe nenhum abismo, mas apenas Deus e a profundeza de Seu amor por você!
Fonte (créditos): GRAÇA EM TODO DIA - ATRAVÉS DO ANO
Com Catherine Doherty
REFLEXÕES DIÁRIAS Selecionadas por Mary Bazzett (13 de fevereiro).
Tradução: Roberto e Judith de Lorenzi, Rio de Janeiro, 2000
Revisão: Raandi Lena King e Andrea Souza
© Copyright Madonna House Publications. Todos os direitos reservados. Para permissão de publicar, contatar MH Publications, 2888 Dafoe Road, Combermere, Ontario, K0J 1L0, Canada. e-mail: publications@madonnahouse.org
Trilha sonora (créditos): MOMENTOS DE REFLEXÃO. Te amarei. (D.P.). Piano: Alexandre Gomes. PAULUS 2006. Paulinas COMEP.
Imagem (créditos): Apostolado Mundial de Fátima (AMF) - https://worldfatima.com/pt/