Listen

Description

Estamos refletindo com vocês hoje sobre o ato de reparação e desagravo aos Corações de Jesus e de Maria com trechos extraídos da Carta Encíclica MISERENTISSIMUS REDEMPTOR Do Sumo Pontífice Pio XI SOBRE A EXPIAÇÃO QUE TODOS DEVEM AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS. Sendo a reparação um conceito fundamental para a compreensão da Mensagem de Fátima e da espiritualidade dos 3 Pastorzinhos, gostaria de refletir com você sobre a Aparição de Jesus a Santa Margarida Maria de Alacoque. Santa Margarida Maria de Alacoque é uma santa católica e a famosa vidente do Sagrado Coração de Jesus. O nome de Santa Margarida Maria Alacoque está intimamente ligado à fervorosa devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Ela nasceu na França em 1647, enfrentou a infância e a adolescência em meio a muitas provações e sofrimentos. Órfã de pai e educada por Irmãs Clarissas, muito nova pegou uma estranha doença e que só ficou curada depois de fazer os votos à Santíssima Virgem. [...] Entre tudo quanto propriamente se refira ao Culto do Sacratíssimo Coração de Jesus, salienta-se a piedosa e memorável consagração com que nos oferecemos ao Coração Divino de Jesus, com todas as nossas coisas, reconhecendo-as como recebidas da eterna bondade de Deus. A estes deveres especialmente a consagração tão frutífera e confirmada na festa de Cristo Rei celebrada no último domingo do Ano Litúrgico, necessário se faz acrescentar outros deveres, o dever de tributar ao Sagrado Coração de Jesus aquela satisfação honesta que se chama reparação. Se o primeiro e principal motivo da consagração é que ao amor do criador responda o amor da criatura, segue-se espontaneamente outro dever: o de compensar as injúrias de algum modo desferidas ao Amor de Deus, se esse amor foi desdenhado com esquecimento e com ultrajes através de ofensas. A esse dever chamamos vulgarmente de reparação. E se as mesmas razões nos obrigam um ou outro, com mais preeminente titulo de justiça e de amor, estamos obrigados ao dever de reparar: de justiça enquanto a reparação das ofensas feitas a Deus por nossas culpas e para a restauração da ordem violada; de amor, enquanto padecer com Cristo “paciente e saturado de opróbrio”, e, segundo nossa pobreza oferecer-lhe algum consolo. Pecadores como somos todos nós, envolvidos de muitas culpas, não temos de limitarmos a honrar ao nosso Deus somente com aquele culto com que o adoramos e lhe damos graças que são devidas a Sua Majestade soberana; reconhecemos que somos todos suplicantes ao seu absoluto domínio, louvamos a Deus com ações de graças na sua grandeza infinita.

Fontes (textos/créditos):

Carta Encíclica MISERENTISSIMUS REDEMPTOR Do Sumo Pontífice Pio XI SOBRE A EXPIAÇÃO QUE TODOS DEVEM AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS.

https://judamore.blogspot.com/p/carta-enciclica-miserentissimus.html

Imagem (créditos): AdobeStock_501349490_Preview

Trilha sonora (créditos): 

https://www.youtube.com/watch?v=V4vwenBO6YM.   15 minutes Theta Waves Kaleidoscope for Mental Clarity, Focus, Meditation, Calm your ADHD, Relax -  breathing tranquility.

Agradecimentos (vinhetas): Vinicius Souza Lima e ao Apostolado Mundial de Fátima - (AMF) - https://worldfatima.com/pt/