Listen

Description

Dia Mundial da Religião. Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. 

Você já percebeu que nos últimos dez anos, estamos verificando o surgimento de posições e afirmações "diferentes da doutrina católica, com uma veemência, radicalidade e intolerância" que leva a um exagero de posições e de sentimentos? Como agir diante disto? Muito recentemente, o Papa Francisco manifestou a sua preocupação sobre a polarização ideológica das sociedades, sobretudo as sociedades ocidentais. Quando se fala da política contemporânea, é muito comum ouvirmos falar também de polarização. 

[...] Uma convicção pode ser a mais perversa das prisões. Quando o que sei não pode ser questionado, escuto apenas o que me interessa. O que é diferente, recuso. Quando tenho toda a razão e o outro, nenhuma, não existe diálogo. Preso nas minhas convicções, reduzo a possibilidade de pensar. Não há como aprender sem estar disposto a mudar de ideia, e para mudar de ideia devo aceitar que a minha convicção pode estar errada. Polarização é quando duas convicções opostas ocupam todos os espaços de um debate, e que vai necessariamente se transformar em um conflito. 

[...] À luz da doutrina da Santa Igreja Católica podemos propor as seguintes atitudes: Rezar pela capacidade de amar – o que de maneira nenhuma quer dizer concordar – com as pessoas que não pensam como você. 1º. Rezar para que a outra parte apesar de, eventualmente, chocado e/ou indignado, tenha a capacidade de ver, de considerar, de SENTIR, essas pessoas como seus irmãos e suas irmãs, com um amor maior do que aos seus irmãos de sangue. 2º. Rezar pelo bem-estar e pela felicidade das pessoas que não pensam como você, e que não têm as suas convicções ideológicas. 3º. Quando for o caso – claro – não concordar com aquilo que não concorda. 4º. Defender com clareza a doutrina da Igreja Católica. 5º. Esta defesa firme dos princípios católicos – sempre feita com amor – pode implicar dissabores, ou mesmo muita dor, ao seu interlocutor. 

[...] Saber conferir,  ou seja, checar informações e evitar repassar boatos e mentiras é uma tarefa de todos nós. 1º) Faça uma pausa – tenha calma: Olhe um pouco para a mensagem que você recebeu antes de tomar qualquer atitude. A informação te causou choque, surpresa ou raiva? 2º) O que você sabe sobre quem publicou? Considere todos os envolvidos na publicação e divulgação: quem escreveu, quem repassou, quem publicou, quem financiou, quais são os agregadores de conteúdo, usuários das mídias sociais etc. 3º) Busque informações mais completas: Onde mais essa mensagem pode ser encontrada? Está em algum site? Qual ou quais? É recente? 4º) Conheça o contexto: Qual é a história completa que envolve essa mensagem? Avalie se isto é toda a história ou parte dela e considere as outras forças em jogo: eventos da atualidade, tendências culturais, objetivos políticos, interesses financeiros.

Todo cristão precisa estar com a sua fé intacta para enfrentar o mundo e não se corromper com falsas promessas e falsas mensagens. [...] Devemos vestir a armadura de Deus, para podermos resistir no dia mau e sairmos firmes de todo o combate (Ef 6,10-17).

Fontes (créditos): 

https://redemundialdeoracaodopapa.pt/blog/392?utm_source=Apostolado&utm_campaign=d9decf9e3a-EMAIL_CAMPAIGN_2022_05_04_03_55_COPY_01&utm_medium=email&utm_term=0_4b66a50f58-d9decf9e3a-293624221

https://escolascritique.com.br/2019/07/19/polarizacao-ideologica-educacao-e-dialogo/

https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-mundial-religiao.htm

Imagem (créditos): 

https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2022/01/21/senadores-lembram-dia-nacional-de-combate-a-intolerancia-religiosaTrilha sonora (créditos):

https://www.youtube.com/watch?v=9sJxWBf6w-s. 1 HORA Instrumental Piano (Passe um Tempo a Sós com Deus).