1 - Faça um exame de consciência. É muito importante que você saiba o que dizer para o padre na hora de se confessar. Tire um tempinho para fazer um "exame de consciência", ou seja, para refletir sobre as suas ações. Tente se lembrar do que fez desde a última confissão, desde os pecados mais inofensivos aos mais graves. Faça uma oração e peça ajuda ao Espírito Santo, se precisar. Continua sem saber por onde começar? Aqui vão algumas perguntas que você pode se fazer:
Eu desobedeci algum dos mandamentos?
Fui negligente com a minha fé?
Deixei alguma coisa me influenciar mais do que Deus?
Neguei ou duvidei da minha fé?
Machuquei alguém de propósito ou por acidente?
Rejeitei alguma parte da minha fé?
Perdoei o próximo?
Quais foram as causas dos meus pecados? Quais são as tentações que me cercam?
2 - Entenda a diferença entre um pecado mortal e um venial. Praticamente todo mundo comete pecados veniais com frequência. Embora deva sempre buscar o perdão de Deus, não há motivo para se envergonhar dessas ações. Os pecados veniais são aqueles cotidianos, como mentir para um amigo para escapar de uma festa, usar o nome de Deus em vão etc. Já os mortais são bem mais graves. Existem três fatores que constituem um pecado mortal:
Ele deve ser uma ação grave.
O pecador deve ter plena compreensão do que estava fazendo no momento da ação.
O pecado deve ser cometido de livre-arbítrio.
3 - Reze para ser honesto e penitente. É sempre bom rezar um pouquinho antes de se confessar. Peça a Deus para que tudo corra bem, que você não se esqueça de nada e que a sua penitência seja verdadeira e significativa. Entre no confessionário com a melhor das intenções.
A confissão consiste basicamente em honestidade, perdão e dedicação plena. Pode ser que você só consiga chorar e dizer baixinho "Eu machuquei um amigo". Isso é infinitamente melhor do que listar todos os pecados que você cometeu sem o menor arrependimento. Mostre-se sempre verdadeiro e temente a Deus. O essencial é a contrição, ou seja, a rejeição do pecado.
[...] Jure lealdade a Deus. Ninguém espera que você viva para sempre livre de pecado. Deus sabe muito bem que isso é impossível. Tudo o que Ele quer é que você evite tentações e não encare a confissão como uma desculpa para pecar. Não é para isso que ela serve! O objetivo da confissão é levar a humanidade para mais perto de Deus, mesmo com todas as imperfeições. O Senhor só espera que você dê o seu melhor.
Nos próximos dias e semanas, tente se lembrar do lugar que Deus ocupa na sua vida e buscar formas de viver conforme a vontade do Senhor. Leia a Bíblia para se inspirar e converse com pessoas tão devotas quanto você. Ou, em outras palavras, ame e sirva o Senhor - o seu Senhor.
Textos (adaptações - créditos): https://comunidadesantarosa.com.br/2022/04/02/videos-exame-de-consciencia-para-uma-boa-confissao/
https://pt.wikihow.com/se-Confessar
Imagem (créditos): AdobeStock_476104771
Trilha sonora: arquivo pessoal.