Natal é tempo de celebrar a chegada do Menino Jesus em nossos corações e oportunidade de estarmos reunidos em família e com pessoas a quem amamos. Na dimensão de uma festa cristã, o nascimento de Jesus nos leva a contemplar o gesto, a determinação histórica e o amor concreto de Deus pela humanidade. Podemos entender que a humanização, ou a encarnação do divino é a consolidação do profetismo de todo o Antigo Testamento. Isto faz coro com a Aliança feita com Abraão, sustentada pelos profetas e agora, selada no Natal.
Natal sugere exaltação da vida, a elevação do ser humano, com possibilidade de encontro da pessoa com Deus, em Jesus Cristo, feito homem. É a eminência da libertação, da paz, da salvação e de júbilo, mudando a sorte do povo. É mudança de história, não só na vida dos judeus, mas para todo o mundo cristão. Ficou a marca de um passado de figuras e um presente como acontecimento de vida.
As festas natalinas devem abrir os corações para acolher a chegada do Menino Jesus, a possibilidade da paz, mesmo dentro do clima preocupante do momento mundial e ante as hostilidades contra a fé cristã. O desalento e desespero de muitos pode justificar a perda de fervor dos cristãos nas comunidades. Mas é possível ser diferente ao fazer uma leitura atenta dos sinais que acompanham o Menino Jesus. A celebração do nascimento de Jesus Cristo abre o Tempo do Natal e se estende por oito dias, durante a Oitava do Natal. Assim, a solenidade continua a ser celebrada, como um mesmo dia, entre os dias 25 de dezembro e 1º de janeiro. “A oitava nos convida para vivermos o nascimento de Jesus em nosso coração e em nossa vida. Essa vivência acontece pelo reconhecimento do ‘Menino de Belém’ como nosso Salvador; pela participação nas celebrações natalinas; pela atitude de serviço e pelo amor fraterno. Cada um poderá descobrir como Cristo vai nascer em sua vida e na sua comunidade”. Além da solenidade do Natal, há durante a Oitava de Natal a solenidade de Maria, Mãe de Deus, no dia 1º de janeiro. Já as festas da Oitava de Natal são a de santo Estevão, são João Apóstolo e Evangelista, dos Santos Inocentes e da Sagrada Família. O tempo da Oitava de Natal é exatamente para conseguirmos olhar para a nossa realidade de hoje, onde efetivamente vai acontecendo o grande mistério da encarnação. Ainda com o Natal no coração, nos voltamos para o novo ano prestes a iniciar. Feliz ano novo, ou próspero ano novo, desejamos. O que seria um feliz e próspero ano novo? Ano novo feliz é renovar a compreensão do sentido positivo da vida, e lutar por ela.
Feliz Natal e abençoado Ano Novo!
CRÉDITOS:
FONTES:
https://www.cnbb.org.br/mensagem-de-natal-e-ano-novo/
https://www.cnbb.org.br/celebracao-do-natal-se-estende-por-oito-dias-com-a-oitava-de-natal-ate-o-dia-1o-de-janeiro/
https://www.cnbb.org.br/natal-de-novo/
https://www.cnbb.org.br/ano-novo-feliz/
https://blog.cancaonova.com/redacao/um-natal-e-um-novo-ano-repleto-de-bencaos/
IMAGEM: AdobeStock_305155787_Preview
TRILHA SONORA:
https://www.youtube.com/watch?v=brLo0jL4GN4. Músicas de Natal Instrumental - Tradicional Christmas Music - Piano Instrumental