Verificamos na Mensagem de Fátima um paradoxo que é uma constante da História da salvação: o extremo e misterioso contraste entre a “grande” história das nações e dos seus conflitos, a história dos grandes e dos poderosos do seu tempo e a geografia do poder, e a “pequena” história ignorada dos humildes e dos pequenos, dos pobres, destituídos do saber e do poder, na periferia do mundo. E é da periferia, que são chamados a intervir na História da Humanidade em favor da paz, com outra força, outro poder, outros meios, aparentemente inúteis e ineficazes aos olhos humanos que são: o poder da oração do coração reto proferida com fervor, a perseverança na oração para obter o dom da paz através da adoração, da devoção reparadora, da conversão e do próprio sacrifício de acordo com os costumes piedosos da época, tudo isto em perfeita consonância com o que é revelado nas Sagradas Escrituras. As Aparições de Nossa Senhora em Fátima têm a intenção de preparar a Igreja para o futuro, de modo profético. Podemos mencionar as palavras de João Paulo II, hoje elevado às honras dos altares: «A Mensagem de Fátima é destinada de modo particular aos homens e mulheres do nosso século, marcados pelas guerras, pelo ódio, pela violação dos direitos fundamentais da Humanidade, pelo enorme sofrimento de tantas pessoas e nações e por fim, pela luta que alguns ainda travam contra Deus tentando negar a sua existência.» As palavras ditas por Nossa Senhora do Rosário de Fátima em 1917 - contemplam com lucidez e amargura a passagem da Humanidade por este vale de lágrimas! Depois das palavras contidas nas Sagradas Escrituras é talvez a denúncia mais forte e impressionante do pecado no mundo, convidando toda a Igreja e a cada um de nós a um sério exame de consciência. Somente aqueles que desenvolveram o forte sentido da dignidade de cada homem e de cada mulher diante de Deus, podem compreender quão grande é a tragédia e os estragos que fazem o pecado - e como a perda do sentido do pecado é, antes de tudo, a perda do sentido de tudo aquilo que é verdadeiramente humano. «Com a eliminação de Deus das consciências, é cada homem e cada mulher que entram em sério perigo. Sejamos vigilantes, pois o que está em jogo e risco não é somente a tentativa de expulsão de Deus no nosso tempo, mas também a perda e a degradação da dignidade humana.»
We see in the Message of Fatima a paradox that is a constant in the History of salvation: the extreme and mysterious contrast between the “great” history of nations and their conflicts, the history of the great and powerful of their time and the geography of power, and the “little” story ignored by the humble and the small, the poor, deprived of knowledge and power, on the periphery of the world. The Apparitions of Our Lady at Fatima are a sign of God for our generation. And Mary SSMA appears as the handmaid of the Lord, available to the service of the Church in the world. The Apparitions of Our Lady at Fatima are intended to prepare the Church for the future, in a prophetic way. The words spoken by Our Lady of the Rosary of Fátima in 1917- contemplate with lucidity and bitterness the passage of Humanity through this valley of tears! After the words contained in the Holy Scriptures, it is perhaps the strongest and most impressive denunciation of sin in the world, inviting the whole Church and each one of us to a serious examination of conscience. «With the elimination of God from consciences, it is every man and woman who is in serious danger. Let us be vigilant, because what is at stake and risk is not only the attempt to expel God in our time, but also the loss and degradation of human dignity. »
Agradecimentos:
Vinicius Souza Lima (vinhetas)
Apostolado Mundial de Fátima (AMF) http://worldfatima.com/pt/
Créditos:
Trilha sonora: Native Instruments (NI) https://www.native-instruments.com/en/products/komplete/cinematic/stradivari-violin/
AMF