BLOCO 1: Habemus “Nomadland”, enfim... Tá no cinema, num circuito bacana, um circuito bem protegido da covid-19, com distanciamentos, litros de álcool gel e cuidado com o espectador. É a produção com a mais forte expectativa de vitórias no Oscar 2021, cuja cerimônia está agendada pro dia 25. A realizadora é a chinesa radicada em Hollywood Chloé Zhao, que é a favorita à estatueta de melhor direção. Em setembro, o longa-metragem produzido e estrelado por Frances McDormand (oscarizada antes por “Três Anúncios de um Crime” e “Fargo”) saiu do Festival de Veneza com o Leão de Ouro e foi da terra das gôndolas diretamente para o norte da Espanha, colher as loas do Festival de San Sebastián. A associação de críticos dos EUA, cujo presidente é Justin Chang (do “The L.A. Times”) deu ainda a este road movie baseado em fatos reais os prêmios de atriz (para Frances) e de direção, pavimentando a consagração de Chloé. Revelada em Cannes, em 2017, com “Domando o Destino” (“The Rider”), ela prepara agora o que poder ser “O” filme da Marvel deste ano: “Os Eternos”, previsto para novembro, com Angelina Jolie e Salma Hayek vivendo imortais místicos no espaço.
De uma simplicidade franciscana, “Nomadland” estampa ainda em seu currículo o People’s Choice Award do TIFF – Toronto International Film Festival. Seu enredo é baseado no livro homônimo de Jessica Bruder. O que se vê nessa narrativa muitas vezes silenciosa, embalada (nas horas precisas) pela música de Ludovico Einaudi, fotografada sem exibicionismos por Joshua James Richards (de “Glory Days”), é o lado mais pobre da América.
BLOCO 2: Indicado aos Oscars de melhor documentário e de melhor filme internacional, "Colectiv" vai ser exibido neste domingo no encerramento do É Tudo Verdade. Confira no Sextou as sensações da maior maratona documental das Américas.
BLOCO 3: Filme de estreia do aclamado de diretor de TV José Luiz Villamarim no cinema, "Redemoinho", baseado na prosa de Luiz Ruffato, estreia na MUBI, mergulhando nas contradições sociais de Minas Gerais.
BLOCO 4: "Inferno Vermelho" na Netflix e "Them" na Amazon Prime.