Listen

Description

Presidente Lula vai se reunir com Roberto Campos Neto hoje após pedido do presidente do Banco Central. AGU afirma que alteração na regra de precatórios solicitada vai permitir a retomada dos pagamentos sem frustrar as expectativas do novo arcabouço fiscal. Economistas criticam mudança na classificação dos precatórios e afirmam que alteração deve aumentar a dívida pública, reduzindo espaço para investimento. Ministério da Fazenda deseja adiar o piso constitucional para saúde para 2024 e evitar redução de até R$ 20 bi em outros setores. Fala de Lula de que não pretende alterar o comando da Caixa Econômica Federal frustrou expectativas de líderes parlamentares e tem potencial de frear ritmo de votações.

No cenário internacional, lucros industriais na China registram nova queda, enquanto autoridade monetária afirma que vai fortalecer as medidas de apoio para a atividade econômica e implementará política monetária precisa e energética para impulsionar a economia do país, estimulando a demanda e buscando aumentar a confiança no país. Nos Estados Unidos, risco de paralisação do governo reduziu após um acordo temporário entre democratas e republicanos estender até meados de novembro o financiamento do governo.

Podcast Direto ao Ponto do Banco Modal com as principais notícias de Brasil e Internacional ao longo do overnight. Por Rafael Rondinelli, economista do Banco Modal.