Listen

Description

Jornais repercutem possíveis indicações para o Banco Central após Fernando Haddad dizer que os nomes devem ser escolhidos nos próximos dias. Segundo a Folha, Governo estaria analisando a possível realocação de Ailton Aquino da Diretoria de Fiscalização para a Diretoria de Relacionamento Institucional, com Rodrigo Monteiro, servidor do Banco Central, assumindo a área de fiscalização. Ainda segundo o jornal, Luiz Awazu Pereira da Silva, diretor da autoridade monetária no governo Dilma, poderia ser indicado para a Diretoria de Assuntos Internacionais. Lauro Jardim afirma que aumentam as chances de o Governo indicar Marcelo Kayath, ex-diretor do Credit Suisse para área de assuntos internacionais. Coluna afirma que caso seja escolhido, Marcelo passa a ser forte nome para assumir a vaga de Roberto
Campos Neto no final de 2024. Ministério Público, junto ao TCU, se manifesta de maneira favorável à consulta realizada pelo Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que busca desobrigar o governo federal de cumprir o piso da saúde em 2023. Relator da reforma tributária no Senado Federal afirma que casa já tem maioria para aprovar uma trava a elevação de carga tributária. Por outro lado, definição em relação ao fundo com recursos para estados e municípios segue sem acordo. Presidente Lula ameaça vetar projeto de desoneração caso as prefeituras não sejam excluídas do projeto.

No cenário internacional, Sergio Massa, atual ministro das Finanças no país, vence primeiro turno das eleições presidenciais com 36% dos votos e vai disputado 2º turno com Javier Milei, que obteve 30% dos votos.

Podcast Direto ao Ponto do Banco Modal com as principais notícias de Brasil e Internacional ao longo do overnight. Por Rafael Rondinelli, economista do Banco Modal.