ACENDENDO A LUZ
No último domingo, aprendemos como manter a luz de Deus acesa em nossas vidas. No livro de 1 Samuel vemos que "a palavra era rara e as visões não eram frequentes", e quando a luz estava se apagando Deus chamou o menino Samuel.
Naqueles dias, Eli era o sacerdote da nação, seus filhos viviam um declínio moral por falta do temor e conhecimento de Deus, acreditamos isso ser o fator que resulta na luz de Deus se apagar na nossa vida.
Em 1 Samuel, no Capítulo 3, quando Deus o chama , ele estava deitado dentro do templo, onde a arca da aliança ficava, enquanto Eli permanecia no seu "lugar de costume". Uma coisa que nos faz perder o temor e consequentemente o conhecimento de Deus é: nos acostumar com a presença de Deus. Onde habita o "costume", vai embora o temor. Precisamos ter o coração queimando, e assim como Samuel, aprender a viver e descansar no ambiente da presença, a arca da aliança naqueles dias representava a presença de Deus.
Na arca havia três elementos: o bordão de Arão que floresceu, as tábuas da lei e o vaso com maná. Esses três elementos apontam para os efeitos da presença de Deus em nós.
- Bordão de Arão representa um sacerdócio aprovado.
-As tábuas da Lei representam o cumprir a lei de Deus com prazer e não com pesar.
-O vaso com maná representa os mistérios de Deus que estão em Cristo Jesus.
Persevere na presença, ouça a Deus e seja uma luz acesa para nossa geração.
E o jovem Samuel crescia em estatura e no favor do Senhor e dos homens. 1 Samuel 2:26