Listen

Description

Êxodo 32 é uma passagem muito conhecida. Temos o hábito de não esperarmos coisas novas do que já conhecemos, mas a Bíblia é um livro vivo e nos surpreende a cada dia.

A passagem fala de quando o povo se sente apreensivo, com o desejo de seguir viagem rumo a terra prometida. Pediram então para que Arão resolvesse essa situação.

Arão pediu para que eles tirassem as argolas de ouro das mulheres e de seus filhos e com o ouro fez um bezerro, anunciando que a partir de então aquela era a representação do Deus que os tirou do Egito.
No dia seguinte ofereceram ofertas e festejaram diante do bezerro.

Deus pediu para que Moisés descesse e fosse falar com o povo, pois haviam se desviado.

Gostaria de destacar três "pessoas" aqui:
O Povo, Arão e Moisés.

- O Povo representa a massa que por conta da mentalidade escrava sempre voltada para a recompensa, vive a mercê da realidade atual e das necessidades e também vive em busca de alguém que ao falar resolva os seus problemas.

- Arão representa aqueles que apenas executam o serviço e não se relacionam e as vezes não se relacionam por este caminho não ter sido apresentado a eles.

- Moisés representa aqueles que buscam a Deus e que de maneira dependente esperam a resposta Dele para todo e qualquer passo.

Cremos que este é um modelo que precisa ser restaurado, onde homens e mulheres buscam a Deus com um coração puro e que não vão improvisar nas decisões decidindo por si só, mas vão esperar a resposta de Deus para cada passo.