Listen

Description

Um político de muita intuição, impulsividade e sem medo de enfiar o pé no acelerador: a descrição da personalidade do presidente Jair Bolsonaro foi resumida pelo convidado do 12º episódio do Política ao Quadrado. Nesta semana, a conversa é com Creomar de Souza, fundador da consultoria de análise política Dharma Political Risk and Strategy, doutorando em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB), CEO e pesquisador em Ciência Política. 

O analista falou sobre a construção do personagem do presidente que, segundo ele, governa por meio de confronto, instabilidade e buscando inimigos. “O presidente Bolsonaro não modera, ele fica recluso”, explica Creomar. Ele esclarece a estratégia do presidente de diminuir o tom da fala quando o momento está menos favorável, até que se encontre uma saída de modo a adquirir novamente a centralidade da narrativa. 

O pesquisador também comentou o posicionamento de Lula, que seria o principal opositor de Bolsonaro nas próximas eleições. Para ele, no momento, o petista não estaria se expondo para não “queimar cartucho”. Creomar contou sobre sua formação em escolas públicas do Guará (região administrativa do Distrito Federal), inclusive com aprendizado de línguas estrangeiras no Centro Interescolar de Línguas, voltado para estudantes da rede pública. Ele também falou de sua graduação em instituição de ensino superior privada, no período em que existiam poucas faculdades privadas, na década de 90, quando as instituições fizeram altos investimentos na contratação de docentes para melhorar seus indicadores. 

*Quem faz o quadrado?* O Política ao Quadrado é o podcast de primeira que vai ao ar toda segunda. A produção independente tem apresentação de Lívia Carolina e Caio Barros, técnica e vídeo por Kauê Pinto, edição e mixagem de Bruno Rosseti e produção de Germano Neto. Siga o programa nas redes sociais: twitter.com/politicaao2 instagram.com/politicaao2 Gostou do projeto? Apoie em: apoia.se/politicaao2 Contato: políticaao2@gmail.com