O vigésimo episódio do Política ao Quadrado traz um convidado com muita história e vivência política, o ex-senador Pedro Simon. A conversa desta semana aborda fatos que vão da renúncia de Jânio Quadros a momentos políticos recentes, como a Lava Jato e a CPI da Pandemia, pela narrativa de quem viveu mais de 60 anos engajado na vida pública nacional, sempre ao lado da democracia e do bom combate.
No programa, o ex-senador relembrou a conjuntura nacional para a implantação da ditadura no Brasil, falou da luta pela recomposição das forças democráticas e da retomada da República presidencialista com o conturbado episódio que levou Sarney à liderança do país. Em passagem curiosa da história política brasileira pré-ditadura, Simon lembra o discurso de João Goulart em Pequim, com falas visionárias. E conta que Jango já previa a China como uma futura potência mundial e o Brasil como campeão da produção de alimentos. O ex-presidente propunha uma promissora aliança entre as duas nações.
No “pinga-fogo”, os apresentadores do P2 pediram para Simon avaliar brevemente figuras políticas. “Eu acho que Bolsonaro não passa em um psicotécnico de automóvel”, disparou o ex-senador sobre o atual presidente que, segundo ele, perdeu a oportunidade de ter sido um herói caso tivesse abraçado o combate à epidemia como causa. Quer saber os comentários de Simon sobre Getúlio Vargas, Juscelino Kubtscheck, Itamar Franco e Lula? Ouça o episódio completo!
Quem faz o quadrado? O Política ao Quadrado é o podcast de primeira que vai ao ar toda segunda. A produção independente tem apresentação de Lívia Carolina e Caio Barros, técnica e vídeo por Kauê Pinto, edição e mixagem de Bruno Rosseti e produção de Germano Neto.
Siga o programa nas redes sociais: twitter.com/politicaao2 instagram.com/politicaao2
Gostou do projeto? Apoie em: apoia.se/politicaao2
Contato: políticaao2@gmail.com