O jornalista e escritor Fausto Oliveira, editor do projeto Revolução Industrial Brasileira, chega ao #46° EP do Política ao Quadrado lançando seu livro, “O Ancap”, e questionando uma série de pressupostos colocados pelos propagandistas do pensamento econômico neoliberal, hoje dominante no Brasil. Sobre o livro “O ANCAP”, que acabou de ser lançado pela editora Flyve, Fausto afirma se tratar de um romance centrado na história de dois amigos egressos da faculdade de economia.
Enquanto um se converte ao anarco-capitalismo e vira operador de mercado financeiro e propagandista, o outro se torna um empresário industrial. Ambos terão sucesso, mas seus destinos serão cruzados quando um poderoso lobby pela privatização da saúde pública contrata o anarco-capitalista para propagandear os “benefícios” de um país sem saúde pública. Para Fausto, o projeto político dos ancaps, que, em sua visão não passam de neoliberais extremistas, é construir uma sociedade de “castas”, sem Estado, extremamente individualista e elitista.
A hipótese do livro é: “se o anarco-capitalismo conquistasse a hegemonia política, o que aconteceria com o Brasil? ”. O livro dialoga bastante com o trabalho que o jornalista vem desenvolvendo há dois anos no portal Revolução Industrial Brasileira (RIB), que traz cursos, leituras guiadas, textos e vídeos sobre a questão industrial. Fausto resume sua luta para levar o pensamento desenvolvimentista para a mais pessoas na expressão “Pedagogia do Desenvolvimento”. Em sua visão, o modelo econômico neoliberal aplicado no Brasil desde o fim dos anos 1980 se mostrou incapaz de levar dignidade para todos os cidadãos.
Desenvolvimento, sob sua ótica, é justamente a adoção de uma política econômica voltada o provimento de dignidade, qualificação, empregos de qualidade e inovação para todos. O contrário do desenvolvimento seria o neoliberalismo, que gera riqueza concentrada nas mãos de poucos e que relega à maioria programas sociais efêmeros e sempre insuficientes. O jornalista afirma que com essa política o Brasil se torna o “otário do mundo”, porque países mais desenvolvidos já abandonaram os preceitos neoliberais e vêm dando um novo significado ao papel do Estado na economia.
LINK PARA EBOOK https://www.amazon.com.br/dp/B09MZGPR5S
LINK PARA IMPRESSO https://www.editoraflyve.com/product-page/o-ancap
Quem faz o quadrado? O Política ao Quadrado é o podcast de primeira que vai ao ar toda segunda. A produção independente tem apresentação de Lívia Carolina e Caio Barros, técnica e vídeo por Kauê Pinto, edição e mixagem de Brunno Rossetti e produção de Germano Neto. Gostou do programa? Você pode ser apoiador do nosso projeto, saiba como contribuir: https://politicaaoquadrado.com.br/]