Listen

Description

O episódio #49 do Política ao Quadrado traz o jornalista, colunista político, ex-ministro da SECOM e escritor Thomas Traumann. O jornalista começa explicando porque o cargo de ministro da Economia é o “pior emprego do mundo”, título de sua obra de 2018, citada no discurso de posse de Paulo Guedes. Segundo ele, ministros da economia sempre carregam toda a responsabilidade pelo fracasso ou sucesso dos rumos do Brasil, mas nunca mandam de fato, porque carecem da legitimidade do voto. 

Traumann ainda falou sobre sua passagem pela Secretaria de Comunicação no primeiro governo de Dilma Roussef e explicou o ambiente político que ensejou seu pedido de demissão logo no início do segundo governo da presidente, quando um relatório interno de sua autoria vazou para a imprensa, causando enorme ruído no Congresso.

Além disso, o jornalista analisou o “caso Monark”, episódio que causou furor nas redes durante a semana quando o deputado Kim Kataguiri e o apresentador do Flow Podcast, Monark, cometeram um diálogo atabalhoado sobre limites à liberdade de expressão. Para Traumann não resta dúvidas: “eles são defensores do nazismo”.

Ainda falamos muito sobre a escolha do vice e seu papel em um governo, sobre a chapa “Lulalckimin”, sobre as disputas envolvendo PT e PSB na questão da federação e muito mais. Quem faz o quadrado? O Política ao Quadrado é o podcast de primeira que vai ao ar toda segunda. A produção independente tem apresentação de Lívia Carolina e Caio Barros, técnica e vídeo por Kauê Pinto, edição e mixagem de Brunno Rossetti e produção de Germano Neto.