No 6º episódio do Política ao Quadrado, você ouve a segunda parte da conversa com o jornalista gaúcho Adroaldo Portal, que traz os efeitos da pandemia na conjuntura política do país. Se você perdeu a primeira parte, ainda dá tempo de ouvir! O ex-secretário adjunto do Ministério das Comunicações do governo Dilma Rousseff conversou com Lívia Carolina e Caio Barros sobre os bastidores do impeachment da presidenta. Adroaldo ocupa atualmente a chefia do gabinete da liderança do PDT no Senado.
O papo desta quinta partiu de uma análise inicial do jornalista sobre a projeção do número de mortes da pandemia no Brasil. E ele é categórico: “Bolsonaro vai para o lixo da história”. De acordo com Adroaldo, a história é escrita depois e não se pode interpretá-la no momento em que é vivida. Ele ainda falou sobre o negacionismo na ciência e o crescimento de movimentos fascistas, que teriam levado Bolsonaro ao poder. O gaúcho também classificou o mercado brasileiro como retrógrado, que abraça dogmas e valores reacionários, além de ser leniente com o atual governo, apesar de sua desfuncionalidade.
Adroaldo observa que, apesar da incompetência técnica do executivo, o presidente ainda consegue manter certa popularidade e analisa tal fenômeno por meio de uma espécie de gestão da opinião pública. “Cada vez que a gente está chocado, o Bolsonaro ganha votos e se consolida” - ele exemplifica as falas, polêmicas e discussões, divulgadas nas lives do Planalto, apresentadas de forma rasa e que angariam a simpatia do povo. A disputa pela presidência da Câmara dos Deputados e as perspectivas para as eleições em 2022 ainda foram outros temas tratados no programa. Está imperdível!
Ouça nas principais plataformas digitais de áudio.
*Quem faz o quadrado?* O Política ao Quadrado é o podcast de primeira que vai ao ar toda segunda. A produção independente tem apresentação de Lívia Carolina e Caio Barros, técnica e vídeo por Cauê Pinto, edição e mixagem de Bruno Rosseti e produção de Germano Neto.
Siga o programa nas redes sociais:
twitter.com/politicaao2
instagram.com/politicaao2
Gostou do projeto? Apoie em: apoia.se/politicaao2
Contato: políticaao2@gmail.com