Listen

Description

“Marketing não dita a política, a política dita o marketing”, a frase é do convidado do Política ao Quadrado #8, o jornalista baiano Efraim Neto. Especialista em democracia, República e movimentos sociais, o comunicador é atualmente sócio da Veredas Inteligência Estratégica e divide com o público, neste programa, muito de sua experiência no desenvolvimento de estratégias eleitorais.

Lívia Carolina e Caio Barros conversam com Efraim sobre a necessidade de um projeto estruturante para o país, estratégias de campanha nas disputas presidenciais, bem como sobre análises conjunturais de erros e acertos dos governos do Partido dos Trabalhadores, do qual fez parte como secretário-executivo adjunto na Secretaria de Governo de Dilma Rousseff. Ao analisar as estratégias do PT nas últimas campanhas, inclusive nas vitoriosas, o convidado opina que faltou ao partido ouvir as pessoas.

O jornalista analisa que o governo Bolsonaro tem acertado ao colocar em prática estratégias militares na construção de mensagens territoriais de apoio. “A esquerda não se conhece e não conhece o seu inimigo, Bolsonaro conhece seu inimigo (…) Não estou aqui concordando se ele está fazendo política certa ou errada, mas é estratégia”.

Para ele, a vitória do atual presidente é resultado de múltiplos fatores: uso de disparo de mensagens em massa nas redes, tendência mundial de crescimento de novas forças políticas, uso de mensagens simples, além do sentimento de comoção com o episódio da facada. Efraim acredita que, em 2022, para ter chances, a esquerda precisará trabalhar imediatamente segmentos sociais de base que possam ser multiplicadores.

O convidado ainda analisou a realidade do crescimento da participação dos militares em cargos de gestão no atual governo e teceu críticas à rentabilidade da economia brasileira com foco no mercado, que enfraquece o desenvolvimento nacional “gerando riqueza para poucos e desigualdade para muitos”.

*Quem faz o quadrado?* O Política ao Quadrado é o podcast de primeira que vai ao ar toda segunda. A produção independente tem apresentação de Lívia Carolina e Caio Barros, técnica e vídeo por Cauê Pinto, edição e mixagem de Bruno Rosseti e produção de Germano Neto.

Siga o programa nas redes sociais:
twitter.com/politicaao2
instagram.com/politicaao2
Gostou do projeto? Apoie em: apoia.se/politicaao2
Contato: politicaao2@gmail.com