Makhachkala está localizada na costa ocidental do mar Cáspio. Desde a queda da União Soviética, é a capital e a maior cidade da República do Daguestão, na Rússia, e do Distrito Federal do Cáucaso Norte.
Makhachkala é, hoje, um importante centro econômico, educacional, científico e cultural do Cáucaso Norte, sendo também uma das cidades em maior crescimento na Rússia.
Além de ser um importante porto marítimo no mar Cáspio, atualmente, passa por um acelerado crescimento no ramo da construção. Seus setores industriais mais importantes são as refinarias de petróleo, a fabricação de máquinas e a manufatura química e têxtil.
O time de futebol da cidade, o FC Anzhi Makhachkala, fundado em 1991, já teve os brasileiros Roberto Carlos (em 2011) e Willian (em 2013) entre seus jogadores notáveis. O daguestanês vê os esportes de combate como um meio de honrar os que tantas vezes lutaram pela independência do país, e em defesa do território. Por isso, o Daguestão é conhecido como o “nascedouro de gente bruta” nos esportes de luta. Há muito mais academias de lutas do que campos de futebol, quadras de basquete ou rinques de patinação. Grandes nomes do MMA nasceram lá, como, por exemplo, o ex-campeão Khabib Nurmagomedov.
Com mais de meio milhão de habitantes, Makhachkala tem grande pluralidade étnica e é uma das poucas grandes cidades da Rússia onde os russos não são a maioria (eles são apenas 5% dos habitantes). O censo de 2010 registrou a presença dos povos avar (27%), cumique (19%), darguine (15%), lezguiano (13%), laks (12%), tabassarã (2%), rutul (1%), azerbaidjano (0.91%) — todos eles de maioria muçulmana.
Desde a dissolução da União Soviética, houve uma retomada islâmica no Daguestão, sendo que 83% da população é de muçulmanos. Na cidade de Makhachkala, cerca de 90% dos residentes são muçulmanos do ramo sunita.
A Grande Mesquita de Makhachkala é uma das principais atrações turísticas da cidade. Financiada pela Turquia e inaugurada em 1998, tem capacidade para mais de 17 mil devotos, sendo a maior mesquita da Rússia e uma das maiores da Europa.
Makhachkala está próxima de áreas de conflito e, por isso, toda a região conta com a presença de um pesado serviço de segurança.
Senhor Altíssimo, Tu és temível e o grande Rei sobre a cidade de Makhachkala. Que todas as etnias do Daguestão cantem louvores a Ti, pois Tu reinas sobre as nações e estás assentado em Teu santo trono. Salmos 47:2,6-8 (NVI).
VAMOS ORAR