Uma atividade corriqueira e da qual muitos tiram o próprio sustento pode representar um desafio excessivo para algumas pessoas. Números do segundo semestre de 2022 apontam que 78 milhões de brasileiros possuíam carteira de habilitação. É claro que isso não significa que, para cada um desses documentos exista ali um motorista ou uma motorista na rua.
Eu vou te dar um outro número. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 6% da população brasileira é afetada pelo medo de dirigir. Sensação de boca seca, suor nas mãos, musculatura tensa, coração acelerado, agitação e outros sintomas podem surgir como consequência desse medo. Uns vão dirigir mesmo assim. Mas há aquelas pessoas que sentem um medo extremo e mesmo irracional só de pensar que podem estar sentados diante da direção de um veículo. Essas podem sofrer de fobia.
É sobre o medo de dirigir o nosso Papo de hoje com o médico especialista em Medicina do tráfego, Coordenador de Integração da Comissão do Médico Jovem e integrante da Comissão de Micromobilidades da Abramet (Associação Brasileira de Medicina do Tráfego), Aquilla dos Anjos Couto.
Dr. Aquilla dos Anjos Couto
Médico especialista em Medicina do tráfego, Coordenador de Integração da Comissão do Médico Jovem e Micromobilidades da Abramet