Listen

Description

Por Carl H. Claudy

Três números, qual é o seu significado maçônico? Pitágoras tem algo a dizer sobre eles.

O NÚMERO TRÊS

Os três primeiros passos representam os três principais oficiais de uma loja e - embora não declarados no ritual - devem sempre se referir à Deidade, dos quais três, o triângulo, é o símbolo mais antigo.

A principal implicação aqui é garantir ao Companheiro que está apenas começando sua subida de que ele não escalará sozinho.

O Venerável Mestre, 1º e 2º Vigilantes são eles próprios um símbolo da loja como um todo e, portanto (como uma loja é um símbolo do mundo), do mundo maçônico - a Fraternidade.

O Companheiro está rodeado pelo Ofício. Os irmãos estão presentes para ajudá-lo a subir.

Em sua busca pela verdade, em sua busca por seu salário na Câmara do Meio, o Companheiro deve receber o apoio e assistência de todos no Círculo Místico; certamente um símbolo impressionante.

Se examinarmos um pouco os poderes e deveres do Venerável Mestre e seus Vigilantes, podemos ver como eles governam a loja e, assim, por que meios eles podem ajudar o Companheiro em sua ascensão.

O NÚMERO CINCO

Cinco sempre foi um número sagrado e místico; Pitágoras fez dele um símbolo de vida, uma vez que rejeitou a unidade pela adição do primeiro número par e do primeiro número ímpar.

Era, portanto, um símbolo de felicidade e miséria, nascimento e morte, ordem e desordem - em outras palavras, a vida como foi vivida.

O Egito conhecia cinco planetas menores, cinco elementos, cinco poderes elementares.

Os gregos tinham quatro elementos e acrescentaram éter, o desconhecido, formando um cosmos de cinco.

Cinco é peculiarmente o número do Grau de Companheiro; representa o grupo central dos três que formam a escada; refere-se às cinco ordens de arquitetura; cinco são obrigados a manter uma Loja de Companheiro; existem cinco sentidos humanos; a geometria é a quinta ciência e assim por diante.

Nas escadas sinuosas, o número cinco representa primeiro as cinco ordens de arquitetura.

O NÚMERO SETE

O mais poderoso dos números nas religiões antigas, o número sete tem um significado profundo.