Hoje em dia, freqüentemente ouvimos falar de luz em todos os lugares. Luz artificial, luz led, luz quente luz fria. No entanto, que luz percebemos? Muitas vezes estamos envolvidos em mecanismos de pensamentos distorcidos, que não conduzem a nenhuma iluminação, fazendo-nos permanecer nas trevas do nosso ego.
Como vemos ao nosso redor, há muito o que falar sobre esta luz.
Qual é a verdadeira luz que já nos perguntamos? A noção de luz aparece em inúmeras obras sagradas. Em alguns setores do mundo profano encontramos essa ideia de luz, usada para fins próprios.
Quero começar dizendo que sou um aprendiz nesta Loja da Venerável Gnose no Vale do Tibre., de quem tenho a honra de fazer parte dela. Ciente de minhas limitações de conhecimento maçônico, declaro humildemente que sou um teimoso estudioso e pesquisador de mistérios.
Ao iniciar o caminho maçônico traçado pelos Pais da Maçonaria, há muito tempo procuro a Luz, a estrela brilhante do ser que leva à concretude! O desejo de conhecimento foi transmitido a mim por meu pai, de quem recebi as sementes maçônicas em sigilo e silêncio, que hoje está no Oriente Eterno como tantos irmãos. A pesquisa demorou muito não por falta de notícias ou obediência (não se trata de uma crítica), mas por falta de validade e correção de conhecimentos. Portanto, acredito e afirmo que o Aprendiz, apesar de ser cru de conhecimento, não é ignorante! É cheio de desejo, movido e amparado pela influência cósmica do Grande Arquiteto do Universo que tudo sabe e tudo dispõe!
Portanto, sinto-me à vontade para me expressar e para buscar e pesquisar.
Diante do exposto, entro no mérito da Tabela. Que eu dividi em três pontos: A Idéia de Luz - Luz na Psicologia - Luz no Zen Budismo.
Já com as primeiras teorias filosóficas dos primeiros Pensadores falava-se da luz dos espaços e planos sutis. Planos supersensíveis. Aristóteles afirmou que o primeiro motor é o PENSAMENTO que o levou ao próprio pensamento.
A IDÉIA DA LUZ
A noção de luz aparece em vários textos sagrados. Em alguns setores do mundo profano encontramos essa ideia de luz, usada para fins que lhe são próprios.
A luz e a busca da luz, em suas expressões reais e espirituais, sempre fascinaram a humanidade. Tanto do ponto de vista científico como religioso, a luz está na origem da vida: vê-se que a sua presença é absolutamente necessária para a vida na terra. Graças à propagação da luz pelo sol, todo ser vivo pode nascer e crescer, portanto existe. Nas Escrituras Antigas, lemos que: mesmo antes de criar o homem, Deus dividiu o cosmos em luz e trevas. “Deus disse: haja luz. E a luz foi feita. E Deus viu que a luz era boa: Ele