Listen

Description

Amados irmãos, lendo sobre a história das Ordens Iniciáticas, me deparei com uma peremptória e contumaz situação, comum a todas elas: O Secessionismo.

Na Mitologia Grega, o Pomo da Discórdia ilustra com uma análise exegética ímpar, tais dicotomizações que acometem continuadamente tais Instituições. Apenas à título de conhecimento dos irmãos, farei aqui um preâmbulo elucidativo.

Pomo da discórdia é quando uma pessoa, grupo de pessoas, ou coisas que provocam uma desavença. Pomo foi uma maçã oferecida pela deusa Discórdia que gerou uma grande disputa. Na festa de núpcias de Tétis e Peleu, todas as divindades estavam presentes, menos a deusa Discórdia, que não fora convidada. Ela ao se sentir humilhada e Irritada pela ofensa, apareceu repentinamente na hora do banquete, e jogou sobre a mesa uma maçã (= pomo, daí a palavra pomar) de ouro com a seguinte inscrição: “À mais bela”. As deusas Juno, Minerva e Vênus começaram a brigar pela maçã. Júpiter, o pai dos deuses, teve de intervir. Encarregou o deus Mercúrio de levar as rivais para Frígia e de submeter o caso a julgamento do primeiro mortal que fosse encontrado.

Adivinha quem foi? Páris, é claro (aquele troiano mesmo)

Assim estavam as coisas até surgirem diante de Páris as 3 divindades em suas formas mais reluzentes e magníficas.

Todas tentaram persuadi-lo com oportunidades infinitamente gloriosas. Em troca da maçã de ouro, Atena ofereceu a Páris a chefia de uma histórica e vitoriosa guerra. Já Hera ofereceu também a ele a glória de ser o Rei absoluto de toda a Europa e Ásia. E Afrodite por sua vez, garantiu mais uma vez a ele o amor da mais bela mulher do mundo.

Páris então, confuso em meio a tantas maravilhas oferecidas a si, concedeu o título a Afrodite. E a deusa, ignorando solenemente a presença de Enone, pois ela não ofereceu e agiu da forma certa, realizou o desejo do jovem. A deusa sabia exatamente onde se encontrava a mais bela mulher do mundo: era Helena, casada com o rei de Esparta, Menelau. O Restante da historia todos conhecemos: A Guerra de Tróia.